EDUCAÇÃO EM PRIMEIRO LUGAR
Aulas retornam na rede pública de SC nesta segunda
Mais de 520 mil estudantes estaduais e 38 mil da capital voltam às escolas com obras e reforço pedagógico
Santa Catarina retoma o calendário letivo nesta segunda-feira (4) com o retorno de mais de 520 mil estudantes às 1.038 escolas estaduais, além de outros 38 mil alunos da rede municipal de Florianópolis. O recesso de julho deu lugar à preparação pedagógica e melhorias na infraestrutura das unidades escolares em todo o estado.
Durante a pausa, a Secretaria de Estado da Educação (SED) promoveu a Semana Pedagógica, com a participação de 35 mil professores. O objetivo foi qualificar as práticas docentes e fortalecer o processo de aprendizagem nas salas de aula.
A secretária de Estado da Educação, Luciane Bisognin Ceretta, reforçou que a missão é garantir conforto, segurança e qualidade de ensino nas escolas. Para isso, o Estado já entregou uma reforma e ampliação, duas novas quadras poliesportivas e autorizou 12 novas obras. Outras 154 intervenções seguem em andamento, incluindo melhorias em instalações elétricas — já em execução em 127 unidades.
Neste segundo semestre, alunos do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio farão a segunda rodada do simulado do programa Qualifica SC, que visa mapear e melhorar o desempenho escolar em toda a rede.
Em Florianópolis, as 85 creches (Neims), 39 escolas básicas e 22 polos de Educação de Jovens e Adultos (EJA) também retomam as atividades nesta segunda. A rede atende 16.326 crianças na educação infantil, 20.464 no ensino fundamental e 1.032 alunos na EJA. O secretário municipal de Educação, Thiago Peixoto, destacou o foco em ampliar vagas em tempo integral, capacitar profissionais e manter a qualidade no ensino.