Educação
Aluna de 14 anos morre após partida de basquete em escola da Capital
Jogos escolares foram suspensos na instituição de ensino
No final da manhã desta sexta-feira, 18, por volta das 11h, após uma partida de basquete em escola da rede particular de ensino, uma aluna, de 14 anos, perdeu a consciência subitamente, no bairro dos Ingleses, em Florianópolis.
A parada cardiorrespiratória (PCR) foi prontamente identificada pelo educador físico que iniciou suporte básico de vida (SBV). Após a chegada da primeira ambulância, além do SBV, foi ofertado oxigênio suplementar e acoplado DEA (Desfibrilador Externo Automático).
Com a chegada da segunda ambulância para apoio foram administrados adicionalmente medicamentos para reversão da PCR e choques tipo desfibrilação. A paciente teve um breve retorno de circulação espontânea durante o atendimento com novo episódio de PCR.
As equipes permaneceram em suporte à vida por 1 hora e 20 minutos, em máximo esforço, esgotando todos os recursos de atendimento de PCR disponíveis na ambulância. Apesar dos esforços, a jovem não resistiu e o óbito foi confirmado.
O médico regulador de urgências da Central do Samu quando em atendimento de demanda de risco imediato à vida, sempre irá acionar o recurso disponível com o menor tempo resposta. No caso em questão, trata-se de área densamente povoada, onde habitualmente não existe local para pouso próximo e o tempo resposta do helicóptero é maior do que o acionamento de recurso terrestre. A primeira ambulância teve tempo de deslocamento de 11 minutos após o acionamento. A segunda ambulância teve tempo de deslocamento de 5 minutos após o acionamento para apoio.
Programação de jogos esportivos foi suspensa
A escola estava com uma programação em andamento de jogos esportivos entre esta sexta-feira, 18, e o sábado, 19, no entanto as atividades foram suspensas. A escola emitiu uma nota de pesar em suas redes sociais.