Educação
Alunos de Capivari de Baixo participam de contação de história
Participaram da ação crianças da EMEB Dom Anselmo Pietrulla
Por
Matheus Machado
Os alunos do 1º integral do Ensino Fundamental da Escola Municipal de Educação Básica Dom Anselmo Pietrulla, participaram de uma contação de histórias com o livro “Pingo, o cachorro feliz e medroso”, da escritora de Tubarão, Renata Dal Bó. O hábito de ler traz inúmeros benefícios para as crianças, a começar pelo momento de conexão criado entre elas e os adultos.
De acordo com a secretária de Educação Cultura, Esporte e Turismo, Marinélia Bonelli Fernandes a leitura contribui para o desenvolvimento das competências socioemocionais, entre elas, o autoconhecimento, a empatia e outras habilidades fundamentais para lidarmos com as adversidades e as relações ao longo da vida. “Os livros também apoiam o aprendizado da linguagem, aumentam o vocabulário, estimulam a criatividade e a curiosidade investigativa”, observa.
Por meio da contação de histórias, se constrói pontes entre o mundo real e o universo lúdico infantil, possibilitando a identificação de situações e sentimentos que os pequenos experimentam no dia a dia. “Vários estudos mostram que contar história é um poderoso instrumento para transmitir conhecimentos e pode conquistar as crianças despertando o prazer pela leitura. Além de refletir sobre como essa atividade pode contribuir para que o professor desenvolva um trabalho de forma lúdica e criativa”, assegura a diretora da instituição de ensino Maria Conceição Oliveira de Sousa.
A contação de histórias na Educação encontra nos livros de literatura infantil um importante apoio pedagógico. Por meio das historinhas retratadas, podem ser feitos questionamentos às crianças a respeito da fauna, flora e hábitos de vida dos animais que dão vida aos personagens, do que se alimentam, onde vivem; se é possível criar em casa ou não. Através de uma conversa bem interessante, as crianças podem aprender de forma leve e descontraída com base no livro escolhido para ser trabalhado. Com isso, algumas habilidades pedagógicas são trabalhadas com êxito, principalmente pela adoção de estratégias que tornam a aprendizagem mais dinâmica.