Educação
Alunos de Capivari de Baixo realizam colheita de hortaliças em unidade de ensino
Escola Municipal de Educação Básica Vitório Marcon promoveu ação educativa com os jovens
Por
Matheus Machado
Todos sabem a importância de comer legumes para uma alimentação saudável, e na Escola Municipal de Educação Básica Vitório Marcon, no bairro Ilhotinha, não poderia ser diferente. Há poucos meses, alunos e o corpo administrativo e docente da instituição de ensino em parceria com o departamento municipal de agricultura e a Epagri criaram uma horta sem agrotóxico com diversos tipos de hortaliças.
Eles plantaram alface, couve folha, salsa, cebola, rabanete, repolho, brócolis, cenoura e beterraba. O resultado desse trabalho foi farta colheita utilizada para a alimentação dos alunos na unidade de ensino e também distribuída aos estudantes que participam do projeto.
O secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico da administração municipal de Capivari de Baixo, Marcos Valentin Savi Mondo Pasini, destaca que todo o trabalho proporciona aos alunos e aos envolvidos maior conhecimento desde a propagação, manejo, colheita e beneficiamento dos produtos. “Poder contribuir para o acesso a produtos saudáveis na alimentação dos alunos é muito gratificante. Com ações como essa, os alunos aprendem práticas sustentáveis que podem ser replicadas no dia-a-dia, culminando na complementação da formação do agente de desenvolvimento socioambiental”, observa.
Os trabalhos de cultivo e elaboração do local foram iniciados em junho. Inicialmente ocorreu o preparo do solo com aplicação de adubação orgânica e posteriormente, foi executado o plantio das mudas. Todas as atividades desenvolvidas como o preparo do solo, plantio, controle de plantas daninhas e colheita tiveram a participação dos alunos de diferentes turmas instruídos pelo secretário adjunto de Desenvolvimento Econômico e Tecnologia de Capivari de Baixo e pelo extensionista da Epagri, Roque Funez.