Educação
Assinatura de ordem de serviço dá início ao Novo Cefid da Udesc
Udesc assina ordem para concurso do Novo Cefid em Florianópolis e anuncia avanços em projeto educacional e sede administrativa
O Centro de Ciências da Saúde e do Esporte (Cefid), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), terá a assinatura da ordem de serviço para o concurso público nacional do projeto arquitetônico do Novo Cefid na próxima terça-feira, 10, às 11h, no auditório da unidade, no Bairro Coqueiros, em Florianópolis. O evento contará com o reitor da Udesc, professor José Fernando Fragalli.
O concurso, no valor de quase R$ 270 mil, será feito pelo Instituto de Arquitetos do Brasil – Departamento de Santa Catarina (IAB-SC), e a empresa vencedora assinará contrato com a Udesc para a realização dos outros anteprojetos do Novo Cefid, que funcionará no Bairro Capoeiras.
“A realização de concurso nacional para definir o projeto arquitetônico do Novo Cefid começou a ser articulada entre o centro e o IAB-SC no fim de 2021 devido à importância e à complexidade dessa obra”, ressalta a diretora-geral do centro, professora Suzana Matheus Pereira.
“Será a primeira vez que a Udesc terá concurso nacional para definição de projeto arquitetônico desse porte. Ficamos muito felizes em concluir o processo prepatório do concurso e ter o Cefid como pioneiro de uma iniciativa que poderá ser replicada pela universidade no futuro”, afirma a diretora-geral.
De acordo com o contrato, o IAB-SC será responsável pelos seguintes serviços:
- Consultoria, elaboração, divulgação e publicação do edital de concurso;
- Organização do processo, composição de banca examinadora, análise das propostas, julgamento de recursos e entrega da ata de julgamento com vencedores;
- Pagamento das premiações aos primeiros colocados.
O prazo de execução dos serviços é de 67 dias corridos para a publicação do edital de concurso, a contar da data de assinatura da ordem de serviço, e de 247 dias para a entrega final da ata de julgamento com os vencedores do concurso, contados a partir da publicação do edital.
“Desse modo, pretendemos ter o projeto arquitetônico do Novo Cefid definido no segundo semestre de 2025 para, então, podermos avançar nas etapas seguintes da obra”, destaca Suzana.
Licitação para retomar obra de escola
O terreno onde será construído o Novo Cefid também abrigará as novas instalações da Escola de Educação Básica Dayse Werner Salles, formando um complexo educacional que promoverá ampla revitalização no Bairro Capoeiras e região, com áreas para uso da comunidade e a oferta de projetos de saúde, esporte e lazer e apoio pedagógico da Udesc Cefid aos professores da unidade de ensino básico.
Na próxima quarta-feira, 11, às 14h, a Udesc fará concorrência eletrônica do Edital nº 1.601/2024 para definir a empresa que retomará a obra da escola, com prédio pedagógico, área de recreação, estacionamento e quadra descoberta. A universidade pretende assinar a ordem de serviço no início de 2025, e o contrato terá vigência de 390 dias a partir dessa assinatura, enquanto o prazo para a execução do serviço será de 360 dias.
Nova sede da direção-geral
Na última quinta-feira, 28, o reitor da Udesc, professor Fragalli, assinou a escritura da compra de novo imóvel para a Direção-Geral da Udesc Cefid e outros setores no 2º Tabelionato de Notas e 1º de Protestos de Títulos da Comarca da Capital, em Florianópolis. Ele esteve acompanhado da diretora-geral do centro, professora Suzana, e do diretor de Administração, técnico Ismael Franz.
A aquisição é de uma casa que fica na Rua Coronel Ivan Dentice Linhares, nº 77, no Bairro Coqueiros, a apenas 240 metros (uma quadra) da sede da Udesc Cefid , e tem área total de 482,60 metros quadrados, com 359,47 m² de área construída.
Isso representa mais do que o dobro em relação ao endereço atual da Direção-Geral, uma casa na Rua Pascoal Simone, nº 414, com 151,47 m² em terreno de 338 m², que está alugada desde 2022, quando o centro precisou realocar diversos setores administrativos e laboratórios e criar mais ambientes para suas atividades.
“A propriedade de um imóvel oferece também estabilidade financeira, já que a universidade não estará sujeita a aumentos de aluguel, nem mesmo a intercorrências de redução de custeio que possam ocorrer em períodos de baixa arrecadação do Estado de Santa Catarina. Isso facilita o planejamento dos nossos custos operacionais futuros”, diz o diretor Ismael. “Fazendo-se uma projeção para os próximos dez anos, tempo estimado para que o Novo Cefid seja construído, teremos uma economia de mais de R$ 2,3 milhões no custeio da universidade.”