Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Bibliotecas de Florianópolis oferecem acervo online

Educação
ChatGPT Image 31 De Mar. De 2025 15 33 46
Foto: Ilustrativa/ Gerada por IA

Educação

Bibliotecas de Florianópolis oferecem acervo online

A iniciativa busca democratizar o ensino e aprimorar a experiência educacional, permitindo que estudantes e a comunidade explorem os recursos disponíveis de forma mais acessível

FLORIANOPOLIS

A Secretaria Municipal de Educação de Florianópolis (SME), por meio da Rede de Bibliotecas Escolares e Comunitárias, disponibilizou seu acervo para consulta e reserva online, ampliando o acesso à leitura e ao conhecimento. A iniciativa busca democratizar o ensino e aprimorar a experiência educacional, permitindo que estudantes e a comunidade explorem os recursos disponíveis de forma mais acessível.

O catálogo digital conta com 138.018 títulos e 257.061 exemplares, incluindo livros, artigos e materiais educativos. Essa plataforma facilita a busca por obras e promove uma gestão mais eficiente do acervo. Além disso, 80% dos livros de uma biblioteca escolar podem ser encontrados em outras unidades da rede municipal. Se um título não estiver disponível em determinada escola, pode ser localizado na Biblioteca Central, que possui 14.251 títulos e 23.893 exemplares. O acesso ao catálogo pode ser feito pelo link ou na seção Serviços/Bibliotecas SME no site da Prefeitura.

Para realizar o empréstimo, é necessário identificar o livro desejado e se cadastrar na unidade educativa mais próxima, apresentando um documento de identidade e comprovante de residência. O cadastro é válido para todas as bibliotecas da rede municipal e a Biblioteca Central. O limite é de três livros por vez, com prazo de devolução de 15 dias para alunos e a comunidade, e 30 dias para profissionais da educação.

Entre os títulos disponíveis, há clássicos brasileiros como O Menino Maluquinho, de Ziraldo, A Hora da Estrela, de Clarice Lispector, e Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus. Também estão no acervo obras internacionais, como Eu Sou Malala, de Malala Yousafzai, que narra a história da jovem ativista baleada pelo Talibã ao defender o direito à educação.

Continue lendo
Topo