Mais de 70 professores aprovados em concurso público foram efetivados na Rede Municipal de Ensino de Capivari de Baixo nesta quarta-feira (31). Eles irão atuar na Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II em cinco escolas e nove Centros de Educação Infantil (CEI) do município. A secretária de Educação, Cultura, Esporte e Turismo, Marinélia Bonelli Fernandes, ressaltou a importância dessas etapas na formação dos estudantes, destacando que os professores desempenham um papel crucial no desenvolvimento das bases do conhecimento e na construção de valores.
Mirian Cristina Alves Corrêa, uma das novas servidoras, expressou grande expectativa em relação ao desempenho dos novos professores. Segundo ela, a efetivação no concurso foi uma realização aguardada por muito tempo, e todos os aprovados se dedicaram bastante para conquistar essas vagas. Mirian, que assumirá uma turma do Pré I na Escola Dom Anselmo Pietrulla, afirmou que sempre procura por oportunidades de ensino em Capivari, seu berço.
O concurso público foi realizado em atendimento a uma auditoria do Tribunal de Contas do Estado (TCE) de 2019, com o objetivo de adequar o quadro de servidores na área da educação do município. Conforme a Lei Municipal 2.213/2023, 20% das vagas foram reservadas para negros. Esta é a primeira chamada do concurso, que tem validade de dois anos, prorrogável por mais dois.