Educação
Catarinenses começam a aprender inglês no ensino básico
Estudantes dos anos iniciais de SC começam a aprender inglês em 2025, com apoio de materiais didáticos e formação contínua para professores
A rede estadual de ensino de Santa Catarina deu um passo significativo no início do ano letivo de 2025, ao implementar a inclusão da Língua Inglesa para os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Pela primeira vez, mais de 100 mil crianças tiveram acesso a aulas de inglês, com materiais didáticos desenvolvidos especialmente para essa fase do aprendizado.
As aulas, oferecidas semanalmente, são ministradas por professores especializados na área. Para garantir a qualidade do ensino, a Secretaria de Estado da Educação disponibilizou uma plataforma online com recursos educativos, além de promover formações periódicas para os educadores, visando a atualização constante das metodologias de ensino.
Em entrevista, o secretário de Estado da Educação, Aristides Cimadon, ressaltou a importância dessa iniciativa: “A infância é a fase mais propícia para o aprendizado de um segundo idioma. A introdução do inglês nas séries iniciais tem sido um grande sucesso, com potencial para crescer ainda mais.”
Durante os meses de março e abril, a Secretaria organizou encontros presenciais nas 37 Coordenadorias Regionais de Educação, proporcionando aos professores a oportunidade de trocar experiências e aprofundar o uso dos materiais pedagógicos, como livros e a plataforma digital. Além dessas atividades presenciais, a formação continuada será complementada por treinamentos online ao longo de todo o ano letivo.
A secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, também comemorou os avanços da iniciativa: “Com a implementação dessa proposta em 2025, já podemos ver os primeiros resultados positivos. O aprendizado de uma nova língua desde a infância é fundamental, e o apoio do governador Jorginho Mello tem sido essencial para garantir melhores condições de aprendizado para nossos alunos.”