Educação
CNU avança para última fase com matrículas obrigatórias
A divulgação foi feita após uma série de etapas de seleção, e também foram convocados os candidatos para os cursos de formação
Na última sexta-feira (7), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos oficializou, em Brasília, os resultados finais para cargos do Concurso Público Nacional Unificado (CNU) que não exigem curso de formação. A divulgação foi feita após uma série de etapas de seleção, e também foram convocados os candidatos para os cursos de formação. Além disso, o ministério publicou editais com os nomes dos habilitados para a terceira etapa de cargos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que envolve provas didáticas.
Com os editais de homologação e habilitação para as provas didáticas, o CNU está agora na fase final. O ministério esclareceu que, para os candidatos convocados para cursos de formação, a matrícula será obrigatória. Para os habilitados para as provas do IBGE, foi publicado um edital detalhando as informações sobre essa etapa específica do concurso.
A convocação para os cargos sem exigência de curso de formação será feita diretamente pelos respectivos órgãos ou entidades após a homologação. Para os candidatos convocados para os cursos de formação, a participação é tanto obrigatória quanto eliminatória, e é essencial para garantir a nomeação. A matrícula deve ser realizada na instituição organizadora dentro do prazo estipulado, que começa na próxima semana.
Para os cursos oferecidos pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), as matrículas deverão ser feitas online entre os dias 10 e 18 de março. Já os cursos organizados pelo Cebraspe possuem datas de matrícula distintas, e os candidatos precisam acompanhar o site oficial para obter as informações corretas sobre os prazos.
O cadastro de reserva ou banco de candidatos, conforme o ministério, é composto pelo dobro do número de vagas imediatas previstas no edital. Isso significa que, mesmo que um candidato não seja chamado para o cargo imediato, ele ainda poderá ser convocado para vagas futuras, caso surjam posições disponíveis que se alinhem com suas preferências e qualificações.
Se um candidato for nomeado para um cargo que corresponda à sua terceira opção, ele poderá permanecer no banco de candidatos para as suas duas opções preferidas. Assim, ele ainda terá a chance de ser convocado para cargos melhores que possam surgir, desde que atenda aos pré-requisitos exigidos para essas posições.