Os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 realizam neste próximo domingo (09) a prova de redação, junto com as avaliações de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias. O tema, como tradicionalmente ocorre, será de ordem social, científica, cultural ou política.
A redação do Enem deve ser um texto dissertativo-argumentativo, de até 30 linhas, no qual o participante deve defender um ponto de vista com base em argumentos consistentes e coerentes. A produção deve apresentar proposta de intervenção social para o problema abordado, sempre respeitando os direitos humanos. Qualquer proposta que viole esses direitos, como incitar violência ou discriminação, resulta em nota zero.
Critérios de avaliação
A redação será avaliada com base em cinco competências, cada uma valendo até 200 pontos, totalizando 1.000 pontos:
- Domínio da língua portuguesa formal;
- Aplicação de conhecimentos socioculturais relacionados ao tema;
- Organização lógica das informações e argumentos;
- Uso adequado dos mecanismos linguísticos de coesão e coerência;
- Elaboração de uma proposta de intervenção viável e ética.
Cada redação será corrigida por dois avaliadores independentes, formados em Letras ou Linguística. A nota final será a média aritmética entre as pontuações atribuídas pelos dois corretores.
Casos que levam à nota zero
Entre as situações que anulam a redação estão:
- Fugir do tema proposto;
- Deixar a folha de redação em branco;
- Produzir texto com até sete linhas;
- Escrever em língua estrangeira;
- Inserir nome, assinatura ou desenhos;
- Não seguir a estrutura dissertativo-argumentativa;
- Demonstrar desrespeito à seriedade do exame.
Provas e horários
Neste ano, 4.811.338 candidatos tiveram a inscrição confirmada, um aumento de 11,22% em relação a 2024. As provas ocorrerão em 9 e 16 de novembro, com portões abertos ao meio-dia e fechados às 13h (horário de Brasília). O início será às 13h30.
Em Belém, Ananindeua e Marituba (PA), por causa da COP30, as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
O Inep disponibiliza a Cartilha do Participante – A Redação do Enem 2025, que explica detalhadamente o formato da prova e os critérios de correção.