Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Cultura afro é trabalhada CEI de Capivari de Baixo

Cultura
Cultura afro é trabalhada CEI de Capivari de Baixo
Foto: Reprodução/PMCB

Cultura

Cultura afro é trabalhada CEI de Capivari de Baixo

Crianças do Centro Amélia Zanella Machado tiveram aulas lúdicas sobre o tema

Trabalhar a cultura afro em sala de aula valoriza essa herança e proporciona aos alunos uma compreensão mais completa e respeitosa da diversidade étnica e cultural do país. As crianças do maternal 1 do Centro de Educação Infantil (CEI) Amélia Zanella Machado, no bairro Ilhotinha, em Capivari de Baixo, puderam trabalhar e conhecer o tema ‘Africanidades’, de forma lúdica com a professora Daniela Vandressa.

O projeto foi desenvolvido com propostas e atividades envolventes para o público infantil. Assim, foi possível trabalhar a identidade cultural da população brasileira com o intuito do combate ao preconceito racial. A diretora da instituição de ensino, Jadna Machado, afirma que o tema Africanidade teve como objetivo ensinar as crianças a conviver com as diferenças culturais, as etnias, de perceber e valorizar as diferenças individuais e coletivas existentes, aprender a lidar com conflitos e respeitar as diferentes identidades.

Em 2003 foi sancionada a Lei 10639/03 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação que inclui no currículo oficial da Rede de Ensino a obrigatoriedade da presença da temática História e Cultura Afro-Brasileira e Africana. A legislação tornou obrigatório o ensino em todas as escolas públicas e particulares.

O aprofundamento do conteúdo estabelecido na lei é encontrado no texto das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana, de outubro de 2004. Por meio dele as instituições de ensino, gestores e professores podem se munir de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento e execução do conteúdo afro-brasileiro e africano dentro de sala de aula.

Continue lendo
Topo