Criciúma
Defesa Civil na Escola já soma duas turmas formadas em novembro
O programa é desenvolvido há três anos e envolve estudantes, dos 6º e 7º anos, das redes de ensino municipal, estadual e particular da cidade
O mês de novembro está apenas começando, mas já registra a formatura de duas turmas, no Programa Defesa Civil na Escola, em Içara. A primeira aconteceu na Escola de Ensino Fundamental Dimer Pizzetti, no Bairro Liri, e a segunda, na Escola Quintino Rizzieri, no Jardim Elizabete.
O coordenador da Defesa Civil de Içara conta que o programa é desenvolvido na cidade há três anos e que, a cada edição, envolve ainda mais toda a comunidade escolar. “Eles vão percebendo a relevância do conteúdo e se dedicam ainda mais na aplicação das aulas”, explica.
Defesa Civil na Escola – o programa educa estudantes, dos 6º e 7º anos, das redes de ensino municipal, estadual e particular da cidade, por meio de atividades, palestras e simulados, sobre temas de prevenção de desastres. Eles aprendem primeiros socorros, planos de evacuação e como agir em situações de emergência, como enchentes, deslizamentos, incêndios, desastres naturais ou provocados pelo homem.
As atividades de campo são acompanhadas pela Defesa Civil Municipal, quando, de acordo com Vitor, as aulas contam com o reforço da agente canina, Yelena. Já o material (livro, agenda e mochila) é cedido pela Defesa Civil Estadual.
“E isso tudo não só capacita os alunos para protegerem a si mesmos e suas comunidades, mas contribui para formar cidadãos mais comprometidos com a segurança coletiva”, comemora Vitor.