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Educação: Desafios do Ideb e proibição de celular

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Educação: Desafios do Ideb e proibição de celular

Busca por melhorias no desempenho educacional e o impacto da pandemia continuam a refletir no panorama escolar

O ano letivo de 2025 nas escolas de Santa Catarina começa com desafios significativos, especialmente no que diz respeito ao Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), à proibição de celulares nas salas de aula e à implementação do Novo Ensino Médio. A busca por melhorias no desempenho educacional e o impacto da pandemia continuam a refletir no panorama escolar.

O que é o Ideb?

O Ideb é a principal ferramenta usada para medir a qualidade da educação no Brasil, combinando os resultados de provas de língua portuguesa e matemática com a taxa de aprovação escolar. A nota varia de 0 a 10, e os indicadores são calculados por séries e redes de ensino, sendo possível avaliar tanto a educação básica em geral quanto o desempenho individual de escolas e municípios.

O desafio do Ideb em 2025

Após os impactos da pandemia, a educação em Santa Catarina enfrentou desafios significativos, refletidos nas quedas e oscilações do Ideb. Os anos iniciais do Ensino Fundamental viram uma leve queda, de 6,5 em 2019 para 6,4 em 2021 e 2023. Nos anos finais, o Ideb passou de 5,1 em 2019 para 5,3 em 2021, mas caiu para 5,2 em 2023. No Ensino Médio, houve uma queda considerável de 4,2 em 2019 para 3,9 em 2021, com uma recuperação parcial para 4,2 em 2023.

Em cidades como Joinville, Florianópolis e Blumenau, a oscilação no Ideb também foi visível, com algumas cidades registrando pequenos aumentos em 2021, mas não conseguindo manter o crescimento em 2023, ainda abaixo dos níveis pré-pandemia.

Celulares e o novo ensino médio

A proibição dos celulares nas escolas e as mudanças trazidas pelo Novo Ensino Médio também fazem parte dos debates sobre a educação em SC. A proibição do uso de celulares durante as aulas é vista como uma forma de melhorar o foco dos alunos, enquanto o Novo Ensino Médio, com suas novas diretrizes curriculares, apresenta desafios de adaptação tanto para professores quanto para estudantes.

Perspectivas para 2025

Em 2025, o novo ciclo do Ideb trará uma visão mais detalhada sobre o impacto da pandemia na educação, avaliando como as escolas em Santa Catarina, e no Brasil, têm enfrentado os desafios pós-Covid. A expectativa é de que o Ideb 2025 forneça dados mais precisos sobre o desempenho escolar, permitindo um melhor diagnóstico da recuperação educacional e da efetividade das políticas públicas adotadas desde 2020.

 

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