Enem 2024: resultados mostram crescimento na adesão e na média das notas
Dados apresentados pelo Governo Federal indicam redução na abstenção. Cerca de 33% dos participantes ficaram acima da nota de corte do Sisu e 12 tiraram nota mil na redação
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 foram divulgados nesta segunda-feira, 13 de janeiro. As notas podem ser usadas para ingresso na educação superior via programas como Sistema de Seleção Unificada (Sisu), no Programa Universidade para Todos (Prouni) e no Fundo de Financiamento Estudantil (FIES). Durante coletiva de imprensa, o Ministério da Educação e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apresentaram um balanço dos resultados e analisaram o desempenho dos participantes.
Saímos de 58% de alunos do terceiro ano do Ensino Médio inscritos para 94%. Isso a gente considera resultado da política do Pé-de-Meia, que paga parcela extra a quem realiza as provas do Enem, e ao esforço das redes estaduais”, diz Camilo Santana, ministro da Educação.
O número de inscritos em 2024 foi de 4,32 milhões e 3,18 milhões realizaram as provas (73,5%). O percentual de participação representa aumento de 1,6% em relação ao ano anterior, quando houve 3,93 milhões de inscrições, e um crescimento expressivo na comparação com 2022, que teve 3,47 milhões de inscritos.
O ministro Camilo Santana destacou que o resultado se deu devido à grande participação de alunos do terceiro ano, incentivados pelo programa Pé-de-Meia, que destina uma parcela extra a quem faz o Enem, além do esforço das redes de ensino estaduais. “Saímos de 58% de alunos do terceiro ano do Ensino Médio inscritos para 94%. Isso a gente considera resultado da política do Pé-de-Meia, que paga parcela extra a quem realiza as provas do Enem, e ao esforço das redes estaduais”, afirmou Camilo.