O primeiro dia de aplicação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 registrou 27% de abstenção, índice semelhante ao do ano passado (26,6%) e menor que o de 2023 (28,1%) e 2022 (28,3%). Mais de 4,8 milhões de candidatos estavam inscritos para participar das provas em todo o país.
De acordo com o ministro da Educação, Camilo Santana, o exame ocorreu de forma tranquila, apesar da eliminação de 3.240 participantes por diferentes irregularidades. Entre os motivos para a exclusão estão o descumprimento das orientações dos fiscais, o uso de materiais impressos, a saída do assento em horário indevido, o porte de equipamentos eletrônicos e a retirada do caderno de questões antes do tempo permitido.
O ministro informou ainda que o gabarito oficial do primeiro dia será divulgado na quinta-feira (13). O Enem foi aplicado em 1.805 municípios, com o envolvimento de mais de 300 mil pessoas no apoio logístico.
As provas deste domingo cobraram 90 questões objetivas, abrangendo Linguagens, Códigos e suas Tecnologias (como português, literatura, inglês ou espanhol, artes, educação física e TICs) e Ciências Humanas (história, geografia, filosofia e sociologia), além da redação.
O tema da redação deste ano abordou “as perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, que, segundo o ministro, “estimula a reflexão sobre um tema atual e de grande relevância social”.
O segundo dia de provas acontece no próximo domingo (16 de novembro), com questões de Ciências da Natureza e Matemática.
O Enem segue sendo a principal porta de entrada para o ensino superior no país. As notas podem ser utilizadas no Sistema de Seleção Unificada (Sisu), voltado às universidades públicas, e também em programas como o Prouni e o Fies, que oferecem vagas e financiamento em instituições particulares.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.