Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Escola de Criciúma se classifica para etapa nacional da Feira de Matemática

Educação
Escola De Criciuma Se Classifica Para Etapa Nacional Da Feira De Matematica
Fotos: Luiza Salvador

Educação

Escola de Criciúma se classifica para etapa nacional da Feira de Matemática

Estudantes passaram pela Feira Regional de Matemática para chegarem na Feira Catarinense

A Escola Municipal de Ensino Básico Marechal Rondon, de Criciúma, foi destaque na 39° Feira Catarinense de Matemática, com o projeto “Pegadas das Operações Matemáticas”. Dois estudantes do 3° ano participaram do evento, que foi realizado em Rio dos Cedros, na região norte do estado, entre os dias 6 e 8 de novembro.

Para chegar na Feira Catarinense os estudantes Victor Pacheco e Joaquim da Silva Duarte, tiveram que passar pela Feira Regional de Matemática, que foi realizada no Parque dos Imigrantes, no Rio Maina, em Criciúma. Na Feira foram apresentados 64 trabalhos de diversas escolas do município, e o trabalho da escola Marechal Rondon foi um dos sete selecionados para participar da Feira Catarinense de Matemática.

“Desde a implantação do projeto nós vimos o maior interesse deles pela matemática, porque a matemática foi implementada de uma maneira diferente, então houve toda uma interação dos alunos, de querer fazer “, afirmou a professora de matemática e pedagoga, Dulcelena Pereira da Silva Vitoriano.

Segundo a pedagoga, estar na Feira abriu um leque de possibilidades de trabalhar de maneiras diferentes a matemática. A questão da reciclagem, desperdício alimentar e educação especial foram algumas das questões levantadas nos trabalhos dos alunos de todo estado.

Pedagoga

“Eu enquanto professora prefiro mostrar para eles o que é o real, eles aprendem muitas coisas que são fora do livro, que é uma bagagem de conhecimento. Foi um desafio participar pela primeira vez, mas muito gratificante, eu trouxe muita coisa que poderemos reaproveitar aqui na escola”, enfatizou a professora do 3° ano, Chalana Bettiol Alamino.

Durante o primeiro dia da Feira Catarinense de Matemática os estudantes apresentaram os mais de 120 trabalhos para avaliadores do evento e para as outras pessoas que participaram da Feira. Por conta da boa apresentação do projeto, a escola foi destaque em comunicação oral, segunda categoria mais importante da Feira.

A questão dos pais estarem juntos nessa etapa com os filhos foi fundamental para o desenvolvimento do projeto. “O fato dos pais estarem com a gente, mostrando que estavam ali fez toda a diferença, para eles isso foi de grande valia”, pontuou Chalana.

Professora E Diretora

“Eles tiveram muitas experiências diferentes, para uma criança de 8 anos estar em uma cidade diferente, ter que apresentar trabalhos para pessoas que eles nunca viram pode ser desgastante e por isso nós realizamos atividades diferentes com eles nos intervalos”, comentou a diretora da escola, Angela da Rosa Felisberto Bitencourt.

A etapa nacional ainda não está confirmada, e as escolas que foram premiadas ainda não sabem se irão passar para a próxima fase. A Feira Nacional acontece de dois em dois anos, trabalhos do ano anterior e deste ano participaram juntos caso aconteça o evento, em Minas Gerais.

“Nós estamos muito felizes com o nosso resultado, pela nossa trajetória como escola até aqui. A escola é muito recente na rede municipal, nestes quatro anos que nós estamos a frente da escola, em todas as competições que participamos a gente consegue receber medalhas”, completou Angela.

Continue lendo
Topo