Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Escolas de Siderópolis realizam atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra

Educação
Escolas De Sideropolis Realizam Atividades Alusivas Ao Dia Da Consciencia Negra
Foto: Divulgação

Educação

Escolas de Siderópolis realizam atividades alusivas ao Dia da Consciência Negra

Três instituições municipais promoveram atividades que enaltecem a cultura afro-brasileira

Escolas da rede municipal de Siderópolis realizaram projetos alusivos à celebração do Dia da Consciência Negra. Os trabalhos buscam enaltecer a cultura afro-brasileira, refletir sobre a diversidade e combater o racismo por meio de atividades educativas e artísticas.

Na escola Deputado Silvio Ferraro, o projeto desenvolvido foi focado na valorização da cultura afro-brasileira e afrodescendente, promovendo uma reflexão sobre a diversidade e a história da escravidão no Brasil. Com atividades como teatros, rodas de capoeira e samba, oficinas de abayomi (bonecas africanas), e confecção de cartazes antirracistas.

A instituição também promoveu um momento de valorização da estética negra, com desfiles e discussões sobre identidade e autoestima. “Foi muito importante trabalhar esse tema, pois infelizmente ainda há muito racismo. Conhecer a história e agora, ser um feriado nacional, torna a sociedade mais consciente e respeitosa”, afirmou a estudante do 8º ano da Escola Sílvio Ferraro, Taina da Rosa.

Na escola Jorge Bif, a educação infantil realizou o projeto “Raízes Negras do Brasil”, utilizando o livro “Bruna e a Galinha D’Angola”, como ponto de partida para desconstruir o preconceito e incentivar o respeito às diferenças. As crianças pintaram panos inspirados no livro, modelaram galinhas d’angola com massinha e confeccionaram uma boneca de pano representando a protagonista.

Já a escola Miguel Lazzarin, realizou a releitura do livro “O Cabelo de Lelê”, como parte do projeto Educação para as Relações Étnico-Raciais (ERER). A obra incentiva a valorização da identidade negra e ajuda os alunos a compreenderem e respeitarem a diversidade étnico-racial.

“Esses projetos refletem o compromisso das escolas de Siderópolis com a promoção de uma educação inclusiva e transformadora, destacando a riqueza da herança africana na formação da identidade brasileira”, afirma o prefeito de Siderópolis, Franqui Salvaro.

Continue lendo
Topo