Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Escolas estão sem ares-condicionados em Criciúma

Educação
Escolas estão sem ares-condicionados em Criciúma
Foto: Divulgação / Prefeitura de Criciúma

Educação

Escolas estão sem ares-condicionados em Criciúma

Prefeito reconheceu situação e garantiu manutenção em unidades escolares

O ano letivo escolar começou nesta segunda-feira (10) em Criciúma, acompanhado das altas temperaturas e de um problema que atinge algumas das escolas públicas da cidade: a falta de ares-condicionados. Denúncias de salas de aula que estão sem o aparelho em funcionamento chegaram até a Prefeitura, que emitiu uma nota nesta terça.

No comunicado, a Secretaria de Educação informou que “está realizando os devidos reparos nos ares-condicionados das escolas municipais, com o objetivo de garantir o conforto e bem-estar de alunos e profissionais de educação”. A pasta também reconheceu que, em algumas salas de aula, os aparelhos apresentaram problemas técnicos, mas que equipes já estão realizando manutenções.

Pelo menos duas escolas estariam enfrentando problemas relacionados aos ares-condicionados: Caetano Ronchi, que passou por obras no ano passado, e Serafina Milioli Pescador. O prefeito Vaguinho Espíndola disse estar à par da situação e que já acionou duas secretarias para cuidar do assunto.

“É inadmissível [essa situação]. Disse ontem para a secretária de Educação e para o secretário de Obras irem para cima da empresa que fez a obra da Caetano. É inadmissível que iniciemos o ano ainda com algumas falhas, principalmente relacionadas às instalações elétricas que dão suporte às instalações de ares-condicionados”, declarou o prefeito.

De acordo com a nota divulgada pela Secretaria de Educação, as instalações de ares-condicionados na Escola Caetano Ronchi começaram na última sexta-feira e continuarão ainda nesta semana. Vaguinho afirma que a empresa responsável foi notificada e que já está resolvendo a situação. Ele reconheceu que a situação, diante do calor de quase 40ºC, pode prejudicar o aprendizado dos alunos.

“Está sendo feito um plano de ação imediato para que as crianças já consigam ter, na sala de aula, uma situação cômoda e confortável para que o ensino e a aprendizagem se dê de forma tranquila. Como que uma criança vai aprender com um calorão desses?”, declarou.

Confira a nota da Secretaria de Educação:

A Secretaria de Educação de Criciúma informa que está realizando os devidos reparos nos ares-condicionados das escolas municipais, com o objetivo de garantir o conforto e bem-estar de alunos e profissionais da educação.

Em diversas unidades escolares, os aparelhos já estão em pleno funcionamento. Contudo, em algumas salas de aula, que apresentaram problemas técnicos, a equipe de manutenção está trabalhando para restabelecer o funcionamento das unidades de ar-condicionado o mais rapidamente possível.

Em função da grande quantidade de salas de aula, com 62 unidades escolares, pode haver algumas situações pontuais, e informa que foram adquiridos novos aparelhos de ar-condicionado, no valor de R$ 150 mil. A previsão é de que as primeiras unidades sejam instaladas já nesta semana.

A Escola Caetano Ronchi, também recebeu novos ares-condicionados, com as instalações iniciadas na última sexta-feira e continuidade prevista para esta semana. O Governo Municipal segue trabalhando para garantir a qualidade do ensino e a melhor infraestrutura das escolas da Rede Municipal.

Continue lendo
Topo