Escolas estaduais ao redor de Santa Catarina estão enfrentando um problema em comum neste início do ano letivo: a falta de climatização, em meio a uma onda de calor que ultrapassa os 35ºC em diversos pontos do estado. De acordo com o governador Jorginho Mello (PL), o plano é de que todas as unidades escolares tenham ares-condicionados em suas salas até, no máximo, 2026.
Durante uma visita a Criciúma na manhã desta quinta-feira (27), o governador comentou sobre o problema enfrentado nas escolas estaduais. Jorginho alega que, quando assumiu o Estado, se deparou com ares-condicionados dentro de caixa há mais de uma década por falta de estrutura elétrica nas unidades escolares.
“A instalação de ares-condicionados há muitos anos que ninguém cobrou. O nosso governo está fazendo. Temos um compromisso com o bem-feito e estamos trabalhando a todo o vapor para que no máximo até ano que vem todas as escolas possam estar com o ar-condicionado ligado. Agora não foi porque todas elas estavam sem atenção nenhuma, mas estamos preocupados com isso”, declarou.