Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Folclore e Inteligência Artificial se unem em livro

Educação
Livro Infantil Une Folclore E IA Com Personagem De SC Scaled
Foto: Reprodução/SCTODODIA

Folclore e Inteligência Artificial se unem em livro

“Turma da Íris” resgata lendas brasileiras e traz inteligência artificial como aliada da educação infantil

TUBARAO

A tecnologia e o folclore brasileiro se encontram nas páginas da coleção “Turma da Íris”, criada pelo publicitário e cartunista Adriano Penna Barbosa, que participou nesta semana do programa Estúdio Cidade, da Rádio Cidade Tubarão (103.7 FM), apresentado por Joice Baricalla. O projeto, voltado ao público infantil, une literatura, cultura popular e inovação com o apoio de ferramentas de inteligência artificial.

Natural do Guarujá (SP), Adriano apresentou a personagem Íris, uma oncinha colorida nascida debaixo de um arco-íris na floresta, com poderes mágicos capazes de transformar tristeza em alegria. A personagem protagoniza uma série de livros planejados para ter sete volumes, cada um representando uma cor do arco-íris e abordando temas educativos como história, ciência, matemática, civismo e geografia.

A primeira edição, intitulada “A Floresta Sem Fim”, apresenta a origem da personagem e destaca valores como esperança e empatia. Já o segundo volume aborda o folclore brasileiro, com personagens como Curupira, Iara, Boi Tatá e Mula sem Cabeça. O terceiro livro, ainda em produção, trará a tecnologia como temática central, com a inclusão de um personagem baseado em inteligência artificial — um robô interativo que ajudará Íris em suas aventuras.

A inovação está também no processo criativo. Adriano utiliza IA para gerar imagens e textos com base em suas ideias e esboços manuais, otimizando tempo de produção e ampliando a qualidade visual das obras. “Antes levava três meses para concluir um livro, agora consigo em cerca de uma semana com o apoio da inteligência artificial”, explicou.

A série pode ser acompanhada pelo site www.turmadairis.com.br, onde estão disponíveis os livros em versão física e digital. Segundo Adriano, o retorno tem sido positivo, especialmente entre pais e educadores. “Uma menina de cinco anos dorme com o livro na mão. Isso é o que mais me emociona: ver que estamos tocando esse universo infantil com carinho e conteúdo de qualidade”.

O projeto representa uma forma de reconectar a infância aos valores culturais do Brasil com linguagem atual e acessível, aproveitando a tecnologia não apenas como entretenimento, mas como ferramenta pedagógica e criativa.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo