As inscrições gratuitas para o Programa Universidade para Todos (Prouni) do primeiro semestre de 2026 seguem abertas até as 23h59 desta quinta-feira (29). O processo seletivo é realizado exclusivamente pelo Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, com login da plataforma Gov.br.
O programa do Ministério da Educação (MEC) oferece bolsas de estudo integrais e parciais em cursos de graduação de instituições privadas de ensino superior. Podem participar brasileiros que ainda não possuem diploma de nível superior.
Para se inscrever, o candidato precisa ter concluído o ensino médio, participado do Enem 2024 e/ou 2025, alcançado média mínima de 450 pontos nas provas e não ter zerado a redação. A seleção considera a melhor nota obtida em uma das edições do exame.
Para bolsas integrais, a renda familiar bruta mensal por pessoa deve ser de até 1,5 salário mínimo. Já para as bolsas parciais, o limite é de até três salários mínimos por pessoa. Em 2026, o salário mínimo é de R$ 1.621.
Nesta edição, o Prouni oferta 594.519 bolsas, a maior quantidade da história do programa, sendo 274.819 integrais e 319.700 parciais. A maioria das vagas é para cursos a distância, seguida por cursos presenciais e semipresenciais.
O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 3 de fevereiro. A segunda chamada está prevista para 2 de março, conforme o edital do programa.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe