Educação
Maior crânio de mosassauro chega a Balneário Camboriú
Fóssil com 70 milhões de anos está exposto no Museu Oceanográfico da Univali a partir deste sábado (5)
Os fãs de dinossauros e da franquia Jurassic World têm um motivo a mais para visitar Balneário Camboriú. A partir deste sábado (5), o Museu Oceanográfico Univali passa a exibir o maior crânio de mosassauro em exposição na América Latina. A peça é do Mosassauro Titã (Thalassotitan atrox), réptil marinho que viveu há cerca de 70 milhões de anos.
O fóssil foi descoberto em janeiro de 2024 em uma mina de cal em Ouled Bouali, no Marrocos, e mede 1,2 metro de comprimento. A peça inclui crânio, mandíbula e dentes em excelente estado de preservação.
A exposição é fruto de uma parceria entre o Museu Oceanográfico Univali, o Instituto Cultural Soto e o Grupo Oceanic, e representa um marco para a paleontologia em Santa Catarina, que recebe um exemplar raro de uma espécie que habita o imaginário popular desde o sucesso nos cinemas.
Além de atrair o público geral, a mostra tem potencial educativo, reforçando a importância da ciência e da conservação do patrimônio fóssil para estudantes e visitantes de todas as idades.