Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Mais de 59% das crianças fazem alfabetização na idade certa

Educação
Mais De 59 Das Criancas Fazem Alfabetizacao Na Idade Certa Scaled
Banco de Imagens

Mais de 59% das crianças fazem alfabetização na idade certa

Indicador nacional avança e SC se destaca, com 61% dos alunos alfabetizados até o 2º ano

O Brasil alcançou, em 2024, 59,2% das crianças da rede pública alfabetizadas até o fim do 2º ano do ensino fundamental — um avanço de 3,2 pontos percentuais em relação a 2023, quando o índice era de 56%. O resultado deixa o país muito próximo da meta anual de 60%, definida pelo Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA).

Segundo o Ministério da Educação (MEC), o indicador contou com a participação de cerca de 2 milhões de alunos em mais de 42 mil escolas de 5.450 municípios. A meta nacional é de atingir 64% em 2025, subindo até 80% em 2030.

O que SC conquistou?

Santa Catarina apresentou desempenho acima da média nacional. Em 2023, 61% dos alunos catarinenses da rede pública atingiram a alfabetização na idade certa — seis pontos percentuais acima da média nacional de 2023. Esse resultado posicionou o estado entre os seis com melhor desempenho no país.

O destaque vai para as redes municipais, que atingiram média de 67%, com municípios como São João do Oeste (96%), Jupiá (95,9%) e Saltinho (95,1%) superando os 90%.

A Secretaria de Educação de SC atribui essa performance à Política de Alfabetização do Território Catarinense, lançada em regime colaborativo com o MEC e apoio técnico-financeiro para formação de professores e a criação de cantinhos de leitura nas escolas.

Fatores nacionais e desafios

O recuo no Rio Grande do Sul — de 63,4% em 2023 para 44,7% em 2024 — devido às enchentes, interrompeu o avanço nacional e impediu que o país atingisse os 60,2%. Ainda assim, 18 estados melhoraram seus resultados e 11 já alcançaram ou superaram a meta de 60%.

Especialistas avaliam que o avanço nacional mostra consolidação de políticas públicas integradas — federais, estaduais e municipais — voltadas à alfabetização. Porém, reforçam que ainda há muito a ser feito para atingir o objetivo de 80% em 2030.

Por que isso importa?

Estudos educacionais apontam que faltar à alfabetização na idade certa prejudica o desempenho futuro, aumenta reprovações e até a evasão escolar. Santa Catarina, com uma das menores taxas de analfabetismo e um dos melhores IDEBs do país, segue investindo em formação continuada e infraestrutura escolar para reduzir impactos da pandemia e consolidar os ganhos.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Topo