Educação
Matrículas para o Ensino Fundamental de 2025 começam em São José
O processo de matrícula será realizado em duas etapas
A Secretaria de Educação de São José divulgou um edital para as novas matrículas de alunos do Ensino Fundamental para o ano letivo de 2025. As vagas são destinadas às 24 escolas da rede municipal de ensino e o edital especifica o número de vagas disponíveis por ano, turno e instituição. O processo de matrícula será destinado às famílias que comprovem residência na cidade.
O processo de matrícula será realizado em duas etapas: primeiro, as famílias devem solicitar a vaga e, em seguida, entregar a documentação necessária para efetivar a matrícula. As solicitações de vagas podem ser feitas no site da Prefeitura de São José, por meio do sistema EducarWeb, entre as 8h do dia 28 de novembro e as 23h de 6 de dezembro. Para quem não tem acesso à internet, é possível realizar a solicitação nas escolas municipais mais próximas, durante o horário das 8h às 11h30 e das 13h30 às 17h.
A lista com o resultado da solicitação de vagas será publicada no site da Prefeitura no dia 12 de dezembro, a partir das 9h. Os pais ou responsáveis devem acompanhar a divulgação para saber se a solicitação foi atendida. Caso a vaga seja confirmada, será necessário entregar a documentação na escola indicada entre os dias 13 e 18 de dezembro para garantir a matrícula.
Para o ano de 2025, uma grande novidade será a ampliação das vagas para o ensino em período integral no Ensino Fundamental. Além das seis escolas que já oferecem essa modalidade, mais quatro unidades irão aderir à educação integral com carga de 35 horas semanais. As novas escolas que passarão a oferecer essa modalidade são a EEF Califórnia, a EBM Vereadora Albertina Krummel Maciel, e os Centros Educacionais Municipais (CEMs) Luar e Flávia Scarpelli Leite.
Com a expansão do número de vagas em período integral, a cidade de São José passará de 945 vagas disponíveis em 2024 para 1.220 vagas em 2025, proporcionando mais oportunidades para os alunos da rede municipal de ensino.