Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Muro e acesso do Colegião estão cedendo, alerta Ambac

Educação
Muro e acesso do Colegião estão cedendo, alerta AMBAC
Foto: Rádio Cidade em Dia / SC Todo Dia

Educação

Muro e acesso do Colegião estão cedendo, alerta Ambac

Presidente da Associação verificou situação junto à Defesa Civil

Tanto o muro quanto um dos acessos frontais do Colegião, como é popularmente conhecida a Escola Sebastião Toledo dos Santos, de Criciúma, estão cedendo. O alerta partiu da presidente da Associação de Moradores do Bairro Comerciário (Ambac), Fátima Guimarães.

Fátima esteve reunida na última semana com a Defesa Civil e com o diretor de Infraestrutura Escolar da Secretaria de Educação de Santa Catarina, Christian Fernandes. Na ocasião, verificaram um problema urgente envolvendo o Colegião.

“Ali em frente ao Colegião tem um buraco com água, e não sabemos de onde vem essa água. O fato é que a água está entrando por baixo da escola, e a frente dela está cedendo”, disse Fátima. “A diretoria viu a necessidade de urgência”, completou.

De acordo com a presidente da Ambac, não será feita uma reforma geral do Colegião no momento. No entanto, a Secretaria de Educação compreendeu que é preciso tomar uma medida urgente com relação ao afundamento da parte frontal. Há a preocupação, inclusive, de que se nada for feito, o muro da escola possa ser ainda mais afetado.

“Os moradores estão apavorados, então imagine os pais dos alunos. O muro será licitado para ser reconstruído, em torno de R$ 250 mil se tiver que mexer em tudo. A reforma geral ainda não vai acontecer, mas é prioridade e gira em torno de R$ 800 mil”, afirmou.

A inclinação do muro do Colegião é um problema que vem se arrastando há meses. Segundo Fátima, a Associação está cobrando a colocação de uma faixa no local para que motoristas não estacionem os seus carros em frente, dado o risco de queda. Em dias de jogos do Criciúma Esporte Clube, veículos costumam ficar estacionados no local. A previsão é de que as obras de reconstrução comecem em cerca de 10 dias.

Continue lendo
Topo