Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Nova lei garante educação bilíngue para surdos em Santa Catarina

Criciúma
surdos

Criciúma

Nova lei garante educação bilíngue para surdos em Santa Catarina

Nova legislação reforça os direitos da comunidade surda e promove a igualdade na educação estadual

Publicidade

O governo do Estado comunicou, por meio do Diário Oficial nº 22318, do dia 29/07, que sancionou o projeto de Lei do deputado Estêner Soratto (PL), que dispõe sobre o acesso de estudantes com deficiência à educação bilíngue nas escolas de Santa Catarina.

Agora sob a forma da Lei 19.031/2024, o texto determina que a rede pública estadual de ensino garanta acesso à educação bilíngue em Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua, e em Língua Portuguesa escrita, como segunda língua, no processo de ensino aprendizagem, desde a educação infantil até a educação superior, a todos os estudantes surdos, surdocegos, com deficiência auditiva sinalizante, surdos com altas habilidades ou superdotação ou com outras deficiências associadas.

Também fica disposto que na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental a educação bilíngue seja oferecida por meio de professor bilíngue, preferencialmente surdo.

De acordo com o autor, a nova legislação “reforça os direitos da comunidade surda e promove a igualdade na educação estadual”. Ele acrescenta que a iniciativa surgiu de reuniões realizadas com representantes da Associação Lagunense de Pais e Amigos dos Surdos (Alpas), e do IFSC bilíngue.

Concurso Escola Sustentável

Também foi sancionada a Lei 19.029/2024, que trata da criação de uma competição no sistema de ensino sobre conscientização ambiental e uso de fontes de energia limpa e renováveis.

Denominado Concurso Escola Sustentável, o certame será realizado a cada dois anos entre as escolas públicas e privadas do estado, de ensino fundamental, médio e profissionalizante. A iniciativa é do deputado Rodrigo Minotto (PDT), que apresentou a proposta a partir de sugestão dos alunos da Escola de Educação Básica Luiz Tramontin, de Forquilhinha, que participaram do programa Parlamento Jovem, desenvolvido pela Escola do Legislativo da Alesc.

Minotto explica que o objetivo do concurso é “expandir a troca de conhecimentos e experiências, sobretudo no que tange às fontes alternativas de energia e à conscientização sobre o consumo responsável de energia elétrica.”

Os alunos vencedores do concurso receberão troféus e a escola ganhará o Selo Escola Sustentável.

Continue lendo
Topo