Educação
Novos playgrounds são instalados em escolas de Capivari de Baixo
No total, seis creches foram contempladas
Por
Matheus Machado
Para as crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental das escolas do município, a hora das brincadeiras no parquinho é um dos momentos mais aguardados do dia letivo. Ao brincar, não só a parte física entra em desenvolvimento, no entanto, as competências emocionais e sociais também. Assim, com base nesses benefícios, a administração municipal, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esportes e Turismo começou a instalar novos playgrounds nas escolas, que beneficiarão diversos alunos da rede municipal de ensino.
A secretária da pasta, Marinélia Bonelli Fernandes assegura que os investimentos na área seguem para melhor desenvolvimento dos estudantes. O objetivo é proporcionar um ambiente educativo enriquecedor e estimulante, com brinquedos que incentivam a exploração, o raciocínio lógico e a resolução de problemas. “É importante observar que desenvolvimento físico, mental, emocional e social das crianças ocorre a partir de diferentes estímulos, portanto, o investimento em parques e brinquedos infantis não é apenas para o lazer, mas também para incentivar uma vida saudável desde a infância”, explica.
Brincar em espaços como playgrounds, além de contribuir no desenvolvimento motor e físico, evita que a criança seja sedentária, ajuda na postura, equilíbrio e melhora a sensação de bem-estar dos pequenos. Foram contempladas as unidades de ensino Dom Anselmo Pietrulla, no bairro Santa Lúcia; Santo André, no bairro Santo André e a instituição de ensino Vitório Marcon, na Ilhotinha.
Neste ano, as crianças dos Centros de Educação Infantil (CEI) Anita Brunel Alves, Maria Magdalena, Odacir Emiterio de Oliveira, Osmarina Rodrigues de Souza, Pedra Santos de Souza e Amélia Zanella Machado foram contemplados. Marinélia pontua que os novos parquinhos são espaços seguros onde os alunos podem se socializar e participar de atividades recreativas. “Servem como extensão da sala de aula, até porque as brincadeiras fazem parte do desenvolvimento das crianças”, finaliza.
Com informações de PMCB.