Pedras Grandes deu início a uma nova etapa no fortalecimento do turismo local. O município lançou nesta semana o primeiro curso de condutor de turismo, promovido pela prefeitura em parceria com a UNIPEG, Secretaria de Turismo e Cultura e UNIBAVE. As aulas acontecem em um prédio histórico revitalizado, que antes funcionava como escola e agora foi adaptado para atender a iniciativa.
O projeto, idealizado pelo prefeito Agnaldo Filippi, começou nesta semana com a disciplina de Patrimônio Cultural e Interculturalidade. As aulas são ministradas pelos professores Idemar Ghizzo e Valdirene Dorigon, especialistas em museologia e história da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, com foco nas colônias Azambuja e Grão-Pará.
Segundo o prefeito, a proposta responde à crescente demanda do turismo no município. “Precisamos capacitar e formar profissionais habilitados para transmitir ao turista a história de Pedras Grandes. Outro objetivo é fortalecer o turismo de base comunitária, aproveitando as pequenas propriedades rurais para a nova realidade turística do município”, afirmou.
Além de atender ao mercado, o curso integra o calendário de preparação para os 150 anos da imigração italiana no Sul de Santa Catarina, que serão celebrados em 2027. O marco histórico remete à fundação da Colônia Azambuja, em 28 de abril de 1877. A administração municipal destaca que esta é apenas a primeira de uma série de iniciativas comemorativas que antecedem o sesquicentenário da imigração.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe.