Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Reitora da Unesc anuncia tratativas com o Estado para alterações no “Faculdade gratuita”

Criciúma
Foto: Décio Batista / Unesc
Foto: Décio Batista / Unesc

Criciúma

Reitora da Unesc anuncia tratativas com o Estado para alterações no “Faculdade gratuita”

Tendência é de que as contrapartidas dos estudantes sejam feitas somente após a conclusão das respectivas graduações

Publicidade

A reitora da Unesc, Luciane Ceretta, anunciou nesta segunda-feira (19) que estão em andamento tratativas com o governo do Estado para realizar ajustes nas regras do programa Faculdade Gratuita. As negociações visam modificar as contrapartidas solicitadas aos estudantes beneficiados, priorizando sua execução após a conclusão dos cursos de graduação.

“Do dia 20 até o dia 30 de agosto, teremos o novo cadastro de estudantes que desejam concorrer ao benefício. Esse processo é voltado tanto para novos candidatos quanto para aqueles que já estão matriculados em nossos cursos de graduação. A matrícula poderá ser feita até sexta-feira, 23 de agosto”, destacou a reitora.

Luciane explicou que, para este processo, os critérios de seleção permanecerão os mesmos. No entanto, o principal ajuste na discussão está relacionado às contrapartidas recorrentes dos estudantes. “Estamos finalizando as tratativas para que a contrapartida dos estudantes seja realizada após a conclusão dos cursos, e não mais durante o período de estudos. Isso evita interferências no processo de aprendizagem, considerando que muitos de nossos alunos são trabalhadores e enfrentam jornadas intensas.”

De acordo com a reitora, 70% dos estudantes da Unesc trabalham enquanto estudam, e a nova proposta visa aliviar a pressão sobre eles, permitindo que se concentrem em sua formação acadêmica. “Após a conclusão do curso, o impacto das atividades e da prestação de serviços será maior para a sociedade. O Estado terá um ganho maior quando esses profissionais formados começarem a atuar em suas áreas”, afirmou Ceretta.

O texto com as novas diretrizes já foi finalizado e será encaminhado ao legislativo para aprovação. Enquanto isso, as inscrições para novos específicos no programa Faculdade Gratuita serão abertas de 20 a 30 de agosto, encerrando-se às 19h do último dia. As inscrições podem ser feitas pelo site oficial da Unesc ( www.unesc.net ), onde também está disponível o edital completo do programa.

Continue lendo
Topo