Vereador de Tubarão propõe reforma na educação
Professor Maurício da Silva defende modelo sistêmico com foco na alfabetização e continuidade das políticas públicas

Por
Leticia Matos

Em entrevista ao programa “Hora da Cidade” – Rádio Cidade Tubarão, o vereador e professor Maurício da Silva fez um alerta contundente sobre os rumos da educação brasileira, com foco nos gargalos da alfabetização infantil. Ex-presidente da Fundação Municipal de Educação de Tubarão, ele apresentou dados preocupantes, como o fato de que 40% das crianças de 6 e 7 anos no Brasil não estão alfabetizadas — índice que piorou após a pandemia.
Segundo Maurício, o país enfrenta uma crise estrutural na base do ensino. “Sem alfabetização, o restante não acontece”, disse. Ele citou os resultados do Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA) como reflexo direto da falência do sistema atual e defendeu uma reestruturação profunda da escola, com ações integradas entre professores, pais e gestores públicos.
Maurício contou ao jornalista Ronaldo Sant’Anna, que durante a gestão em Tubarão, ele implantou o projeto “Sucesso na Escola, na Vida e no Trabalho”, que teve impacto positivo nos índices de aprendizagem mesmo em meio à pandemia. O modelo incluiu reforço escolar no contraturno, disciplina preventiva, envolvimento ativo das famílias e uso da consciência fonológica — estratégia inspirada na experiência bem-sucedida do Ceará, referência nacional em alfabetização.
Maurício ainda criticou a descontinuidade das políticas públicas no setor educacional e o desequilíbrio na destinação dos recursos. “Três vezes mais dinheiro vai para universidades onde estudam os que podem pagar, enquanto a base, que mais precisa, fica desassistida”, afirmou.
Para ele, é preciso reescrever a escola com uma visão sistêmica e contínua, envolvendo toda a comunidade. “Educar uma criança exige toda uma aldeia”, concluiu.