Empregos
Sul do estado registra 12 mil novos postos de trabalho em 2024
Somente no mês de agosto foram registradas mais 920 vagas com carteira assinada
A região sul catarinense registrou em agosto, o oitavo mês seguido de saldo positivo na geração de empregos formais, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged). Ao longo do mês, foram adicionadas 920 vagas com carteira assinada na região.
Apesar de ter sido o menor resultado para o mês dos últimos cinco anos, o desempenho contribuiu para que o acumulado do ano superasse 12 mil novos postos de trabalho formalizados. O saldo chegou a 12.019, acima dos 11.328 empregos registrados entre janeiro e agosto de 2023.
“Para os próximos meses, a expectativa é de que o mercado de trabalho continue a melhorar, embora em um ritmo possivelmente mais moderado do que o observado até agora, com o resultado dos últimos meses já apontando tal cenário”, observa o economista Leonardo Alonso Rodrigues.
No acumulado do ano, o saldo na Amrec chegou a 5.910 empregos adicionados, apresentando crescimento em comparação ao mesmo período do ano anterior (4.494).
Entre os 12 municípios que compõem a Região Carbonífera, dez obtiveram resultados positivos em relação à geração de empregos em agosto e dois tiveram variações negativas. No acumulado do ano, todos mantêm saldo positivo, sendo Criciúma o de melhor desempenho, com 2.533 empregos adicionados, e Treviso o de menor quantidade (22).
No mês de agosto, para Criciúma, Amrec e Sul catarinense, o setor agropecuário foi o único que obteve geração líquida negativa de emprego. Por outro lado, a indústria e os serviços foram os que registraram o melhor desempenho.