Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Retrospectiva: Família Pavan assume o poder em BC e Camboriú

especiais
Familia Pavan Retoma O Poder Em Balneario Camboriu E Chega A Prefeitura De Camboriu

especiais

Retrospectiva: Família Pavan assume o poder em BC e Camboriú

Leonel e Juliana Pavan, ambos do PSD, vão comandar as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú a partir de 2025

Embates internos tiraram o PL do páreo nas eleições municipais em Balneário Camboriú e a vereadora Juliana Pavan (PSD) garantiu o pleito e será a primeira mulher a comandar a cidade terá à disposição R$ 5 milhões por dia, a partir da arrecadação de tributos calculada em R$ 2 bilhões anuais. Na cidade vizinha de Camboriú o ex-prefeito de BC, ex-governador e ex-senador Leonel Pavan se elegeu prefeito no pleito de 2024. No entanto, seu orçamento será infinitamente menor. Pai e filha prometem aproximar os dois municípios. “Vamos quebrar o muro! Vamos quebrar o muro!” Esse foi o grito de vitória dos dois abraçados sobre a ponte que divide os Balneário Camboriú e Camboriú.

No entanto, para que Juliana pudesse comemorar, muitos acontecimentos marcaram os bastidores da política de Balneário Camboriú em 2024, que culminaram no enfraquecimento do PL, partido comandado pelo prefeito Fabrício Oliveira. Tanto é que nem as bênçãos do ex-presidente Jair Bolsonaro e da ex-primeira-dama Michelle em diversas vindas à cidade, e do governador Jorginho Mello, foram suficientes para reverter o cenário.

Pai E Filha Prometem Um Choque De Gestao E Pretendem Trabalhar Problemas Comuns Aos Dois Municipios

As bênçãos de Bolsonaro e Jorginho não foram suficientes para eleger o candidato de Fabrício

O racha no PL de Balneário Camboriú iniciou com o rompimento de Fabrício com o deputado estadual pela sigla, Carlos Humberto Metzner Silva. Ele venceu as eleições de 2016 e 2020 como vice de Fabrício em chapa pura do PL e era o candidato natural do partido no município. Carlos Humberto também se elegeu deputado estadual pelo PL em 2022.

Só que Fabrício optou tirar o deputado da jogada e lançou um candidato de sua preferência: o empresário, pastor e radialista Peeter Lee Grando, que havia se filiado há pouco tempo no PL. O nome de Peeter não teve o consenso do partido, que se dividiu. A ala de Carlos Humberto, descontente, declarou abertamente seu apoio a Juliana Pavan (PSD). O resultado foi o esperado: Juliana fez 42,30% dos votos e venceu Peeter Grando (PL), que terminou com 38,71% do eleitorado.

Dobradinha de peso

Retrospetiva Familia Pavan Retoma O Poder Em Balneario Camboriu E Chega A Prefeitura De Camboriu

Pai e filha prometem um choque de gestão e pretendem trabalhar problemas comuns aos dois municípios (Foto: Divulgação)

Leonel e Juliana Pavan, ambos do PSD, vão comandar as cidades de Camboriú e Balneário Camboriú a partir de 2025. Pai e filha fizeram história ao se elegerem para as prefeituras dos municípios contíguos. Mas a parceria entre Leonel e Juliana tende a ir muito além. Dentro dos quesitos legais, a ideia da dupla é resolver problemas em comum que afetam os dois municípios: a necessidade de implantação do esgotamento em Camboriú, que impacta na qualidade da água tratada no Balneário, abastecida pelo Rio Camboriú, é uma das principais.

No entanto, a falta de tratamento de dejetos, que terá a participação financeira de Balneário Camboriú, será apenas um dos desafios. Camboriú carece da implantação de um hospital-maternidade e da Guarda Municipal e a falta de mobilidade urbana é comum nos dois municípios.

Nos cálculos de Leonel Pavan, 40 mil pessoas que moram no município que irá administrar se deslocam diariamente de uma cidade para a outra e “enfrentam um inferno pela manhã, ao atravessarem a BR-101, e outro para voltar no final da tarde”.

quem é quem

Leonel tem 70 anos e é nascido em Sarandi, no Rio Grande do Sul. Quando criança, mudou-se com seus pais para Ponte Serrada, no Oeste de Santa Catarina, e depois para Balneário Camboriú. Ele ingressou na política como vereador em Balneário Camboriú em 1982, pelo MDB. Em 1988, elegeu-se prefeito pelo PDT. Elegeu-se deputado federal por Santa Catarina em 1994 e em 1996 renunciou ao mandato de deputado federal e concorreu novamente ao cargo de prefeito de Balneário Camboriú e foi eleito, ainda pelo PDT.

Nas eleições de 2002, elegeu-se senador por Santa Catarina pelo PSDB. Renunciou ao cargo em 2006 para disputar as eleições a vice-governador na chapa encabeçada por Luiz Henrique da Silveira, Luiz Henrique (MDB) e assumiu o governo do estado com a renúncia do titular, que concorreu ao Senado.

Em 2014, foi eleito deputado estadual pelo PSDB. Ele se candidatou a prefeito de Balneário Camboriú em 2016, pelo mesmo partido, mas não se elegeu. Em 2024 mudou sua residência para Camboriú e também mudou de partido.

Juliana tem 41 anos e é natural de Balneário Camboriú. Ela é formada em administração e empresária. Foi uma das fundadoras de um canal de TV em Balneário Camboriú. Também foi apresentadora de TV. Em 2020, foi eleita vereadora de Balneário Camboriú.

 

Continue lendo






Publicidade

Leia também
Topo