Esporte
Brasil retorna à Fórmula 1 com Gabriel Bortoleto
Último representante brasileiro foi Felipe Massa em 2017
Por
Luiza Salvador
Gabriel Bortoleto foi anunciado como piloto da Sauber/Audi para a próxima temporada da Fórmula 1 (F1). Ele será o primeiro brasileiro a pilotar de forma efetiva na categoria desde Felipe Massa em 2017. O contrato de múltiplos com a equipe confirmou Bortoleto como companheiro de Nico Hulkenberg a partir de 2025.
O chefe técnico da Sauber, Mattia Binotto, expressou satisfação com a contratação. “Estamos em uma jornada rumo ao sucesso, e evoluiremos para uma força unificada para moldar uma nova era para a equipe no automobilismo”, complementou. Segundo ele, a combinação de Hulkenberg e Bortoleto representa a combinação ideal de experiência e juventude.
“Este é um dos projetos mais emocionantes do automobilismo, senão de todos os esportes. Estou incrivelmente grato pela oportunidade e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico”, comentou o brasileiro. Ele também revelou que pretende crescer com o projeto, bem como atingir o auge do automobilismo.
O acordo com a Sauber/Audi faz de Bortoleto o quarto novato em tempo integral no grid de 2025, juntando-se a Kimi Antonelli, da Mercedes, Jack Doohan, da Alpine, e Oliver Bearman, da Haas.
Quem é Gabriel Bortoleto?
Bortoleto estreou em monopostos na F4 italiana em 2020, quando conquistou o quinto lugar geral. No ano seguinte, ele foi promovido para o Campeonato Europeu de Fórmula Regional, onde passou dois anos consecutivos (2021-2022).
Em 2023, ele chamou a atenção ao conquistar o campeonato da Fórmula 3 de forma dominante com a Trident. Na ocasião, ele começou a temporada vencendo as corridas principais em Sakhir e Melbourne, se estabelecendo na frente como líder do campeonato.
Daquele ponto em diante, Bortoleto perdeu pontos apenas duas vezes nas 14 corridas restantes e garantiu matematicamente o título de 2023 faltando duas corridas em Monza.
Atualmente, o brasileiro lidera o campeonato de Fórmula 2, faltando apenas duas etapas, no Catar e em Abu Dhabi, para o fechamento da temporada. Bortoleto tem 169.5 pontos contra os 165 do vice-líder Isack Hajdar, uma diferença de 4.5 pontos.
Fora das pistas, ele assinou com a empresa de gerenciamento de pilotos de Fernando Alonso, a A14, em 2022. E, ano passado, ingressou no programa de pilotos da McLaren, o que lhe rendeu um primeiro contato com um carro de F1 com um teste na Red Bull Ring em uma McLaren com especificações de 2022.