Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Brasil retorna à Fórmula 1 com Gabriel Bortoleto

Esporte
Foto: Divulgação/Fórmula 1

Esporte

Brasil retorna à Fórmula 1 com Gabriel Bortoleto

Último representante brasileiro foi Felipe Massa em 2017

Gabriel Bortoleto foi anunciado como piloto da Sauber/Audi para a próxima temporada da Fórmula 1 (F1). Ele será o primeiro brasileiro a pilotar de forma efetiva na categoria desde Felipe Massa em 2017. O contrato de múltiplos com a equipe confirmou Bortoleto como companheiro de Nico Hulkenberg a partir de 2025.

O chefe técnico da Sauber, Mattia Binotto, expressou satisfação com a contratação. “Estamos em uma jornada rumo ao sucesso, e evoluiremos para uma força unificada para moldar uma nova era para a equipe no automobilismo”, complementou. Segundo ele, a combinação de Hulkenberg e Bortoleto representa a combinação ideal de experiência e juventude.

“Este é um dos projetos mais emocionantes do automobilismo, senão de todos os esportes. Estou incrivelmente grato pela oportunidade e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico”, comentou o brasileiro. Ele também revelou que pretende crescer com o projeto, bem como atingir o auge do automobilismo.

O acordo com a Sauber/Audi faz de Bortoleto o quarto novato em tempo integral no grid de 2025, juntando-se a Kimi Antonelli, da Mercedes, Jack Doohan, da Alpine, e Oliver Bearman, da Haas.

Bortoleto conversa com Kimi Antonelli, Jack Doohan e Oliver Bearman, todos promovidos da Fórmula 2 a Fórmul 1

 

Quem é Gabriel Bortoleto?

Bortoleto estreou em monopostos na F4 italiana em 2020, quando conquistou o quinto lugar geral. No ano seguinte, ele foi promovido para o Campeonato Europeu de Fórmula Regional, onde passou dois anos consecutivos (2021-2022).

Em 2023, ele chamou a atenção ao conquistar o campeonato da Fórmula 3 de forma dominante com a Trident. Na ocasião, ele começou a temporada vencendo as corridas principais em Sakhir e Melbourne, se estabelecendo na frente como líder do campeonato.

Daquele ponto em diante, Bortoleto perdeu pontos apenas duas vezes nas 14 corridas restantes e garantiu matematicamente o título de 2023 faltando duas corridas em Monza.

Atualmente, o brasileiro lidera o campeonato de Fórmula 2, faltando apenas duas etapas, no Catar e em Abu Dhabi, para o fechamento da temporada. Bortoleto tem 169.5 pontos contra os 165 do vice-líder Isack Hajdar, uma diferença de 4.5 pontos.

Fora das pistas, ele assinou com a empresa de gerenciamento de pilotos de Fernando Alonso, a A14, em 2022. E, ano passado, ingressou no programa de pilotos da McLaren, o que lhe rendeu um primeiro contato com um carro de F1 com um teste na Red Bull Ring em uma McLaren com especificações de 2022.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo