Esporte
Conheça o sensei que virou papai
Treinador de karatê inspira o filho, que se tornou um dos maiores talentos da modalidade.
Por
Matheus Machado
O Dia dos Pais, celebrado neste domingo (11), é uma data especial para comemorar os laços entre pais e filhos. Em Tubarão, uma família é marcada por um espírito de união e cooperação, mas existe um outro laço em comum, passado de pai para filho: o karatê!
Fabricio de Souza é treinador da Associação Impacto, multicampeão na modalidade e também é técnico da Seleção Brasileira. O sensei inspirou toda a sua família a praticar o esporte, inclusive seu filho, Nícolas de Souza, que também é atleta e acumula diversos títulos.
“O esporte tem muito impacto na vida e formação das pessoas. O karatê trouxe muitas coisas boas para a vida do Nícolas. Com dois anos de idade ele já tavano tatame brincando e interagindo. A primeira competição dele foi com dois meses, quando minha esposa, que também é atleta, foi para os Jogos Abertos. Ele tava lá, no carrinho de bebê”, contou o sensei.
Souza destaca que o esporte ensina valores muito importantes, principalmente sobre os valores do esforço, da resiliência e do ‘saber perder’. “Nada é fácil. Sempre tem algúem que tem talento, que treina mais. São valores que você leva para a vida e passa a não desistir, mesmo com as adversidades. Você não desiste quando reprova no vestibular, quando leva um ‘não’. São fatores que tem um imapcto positivo na vida de todos”, explica Fabricio.
O mestre é grato por ter uma família envolvida no esporte. Todos os membros treinam e até competem juntos. “Tenho muito orgulho do meu filho. Ele é um talento da modalidade, sempre incentivei em outros esportes desde pequeno, mas ele sempre se deu bem no karatê”, conta o pai orgulhoso. Nícolas já foi campeão sul-americano, brasileiro, medalhista na liga mundial e medalhista pan-americano.
Para a data tão especial, Nícolas deseja uma bela mensagem ao pai: “Todos os dias eu tenho a presença dele. Seja em casa, como pai, ou nos treinamentos, como sensei. Ele me inspira todos os dias a ser uma pessoa melhor. Só tenho a agradecer a ele. Meu pai é o cara!”.