Esporte
Depois de 23 anos, Argentina volta a ter representante na Fórmula 1
Franco Colapinto assume o lugar de Logan Sargeant na Williams
Franco Colapinto é o novo companheiro de equipe de Alexander Albon para o restante da atual temporada da Fórmula 1 (F1). A Williams anunciou, nesta terça-feira (27), que o argentino substituirá Logan Sargeant, que não renovou contrato com a equipe para 2025, a partir do Grande Prêmio (GP) de Monza, que ocorre neste fim de semana.
Parte da Williams Racing Driver Academy desde o início de 2023, Colapinto fez sua estreia na F1 no Treino Livre 1 do GP da Inglaterra de 2024. O piloto, de 21 anos, estava em sua segunda temporada na Fórmula 2, ocupando a sexta colocação no campeonato de pilotos, tendo conquistado três pódios: uma vitória e dois segundos lugares.
“É uma honra fazer minha estreia na Fórmula 1 com a Williams – é disso que os sonhos são feito. Estou pronto para este desafio e totalmente focado em trabalhar o máximo que puder com Alex e a equipe para torná-la um sucesso”, descreveu o argentino.
Em seu comunicado à imprensa, a Williams aproveitou a oportunidade para agradecer a Sargeant por seu trabalho e contribuição nas últimas duas temporadas. “Logan permanecerá na família Williams e o apoiaremos para continuar sua carreira nas corridas”, diz a nota.
“Acreditamos em investir em nossos jovens pilotos e Franco está tendo uma oportunidade fantástica de demonstrar do que é capaz”, disse o diretor da equipe, James Vowles, que acrescentou dizendo que a decisão não foi tomada levianamente.
CURIOSIDADE
Depois de 23 anos, a Argentina volta a ter um representante na principal categoria do automobilismo. O último havia sido Gaston Mazzacane que defendia a Prost em 2001. Na história da Fórmula 1, Colapinto é a penas o segundo argentino a pilotar uma Williams – o primeiro foi Carlos Rentemann.