Esporte
F1: Piastri vence GP do Bahrein e ‘cola’ em Norris
Russell enfrenta problemas, mas termina em segundo; veja como foi a corrida

Por
Luiza Salvador
Oscar Piastri fez uma corrida consistente e venceu o Grande Prêmio do Bahrein, realizado neste domingo (13). Ele liderou de ponta a ponta e garantiu a segunda vitória da temporada na Fórmula 1. George Russell, da Mercedes, e Lando Norris, companheiro do australiano na McLaren, completaram o pódio em segundo e terceiro lugar respectivamente.
Como aconteceu
Piastri foi atacado apenas na largada, quando Russell tentou ultrapassá-lo na curva 1 e travou as rodas. No restante da prova,o australiano correu ‘sozinho’ e não enfrentou dificuldades para ser o primeiro a ver a bandeira quadriculada, em sua 50ª corrida na categoria.
Com o Safety Car (carro de segurança) sendo acionado nas últimas voltas, a posição de Piastri poderia ter sido ameaçada pelo britânico mercedista. Mas o representante da McLaren fez uma largada limpa na relargada e conseguiu reconstruir a distância para o segundo colocado nas voltas seguintes. Após a bandeirada final, ele cruzou a linha com uma vantagem de quase 16 segundos.
Após ultrapassar Charles Leclerc, da Ferrari, na largada, Russell teve problemas com a parte elétrica do carro. Embora as adversidades, o inglês conseguiu conquistar a melhor colocação em uma prova da temporada e impediu que a Papaya fizesse a primeira dobradinha de 2025.
Investigação pós-prova
O piloto das Flechas Prateada será investigado por uma possível infração do DRS (Drag Reduction System, em português ‘Sistema de Redução de Arrasto’). Por conta das falhas apresentadas em seu automóvel, a abertura do sistema teria de ser feita manualmente, caso Russell ficasse a menos de um segundo de Piastri – o que não aconteceu.

Relatório de investigação da Federação Internacional do Automobilismo (FIA) sobre possível irregularidade de George Russell. Foto: Reprodução/FIA
Depois da corrida, o britânico foi questionado se não teria acionado o Sistema de Redução de Arrasto por acidente. “Tive muitos problemas. Quando apertei o botão do rádio, acabou acionando o DRS”, revelou. (Assim que a direção de provas publicar o relatório sobre a investigação, a matéria será atualizada).
Disputa pelo terceiro lugar
Leclerc caiu para o terceiro posto logo na largada e não tardou ao ser superado por Norris, sendo rebaixado para o quarto lugar. Após o início de prova difícil para o monegasco, ele conseguiu retomar a posição perdida para o inglês da McLaren – quando este pagou uma punição de cinco segundos nos boxes.

Charles Leclerc, da Ferrari, e Lando Norris, da McLaren, disputando o terceiro lugar no Circuito Internacional do Bahrein. Foto: Divulgação/Fórmula 1
Posterior a relargada, os dois protagonizaram uma nova disputa por um lugar ao pódio. O farrista persistiu a pressão da Papaya durante algumas voltas, mas, conforme o fim da corrida se aproximava, o ritmo de Norris era melhor e, com o auxílio da asa aberta, ele conseguiu realizar a ultrapassagem.
Complemento da zona de pontuação
Após ser superado de forma definitiva, Leclerc não foi mais atacado e finalizou a prova em quarto. O também ferrarista e heptacampeão mundial Lewis Hamilton terminou na quinta colocação após corrida marcada por diversas ultrapassagens, uma delas sobre o rival na briga pelo título em 2021, Max Verstappen.
O tetracampeão, assim como Russell, teve problemas ao longo do GP, mais até do que o inglês. Ainda assim, o neerlandês cruzou a linha de chegada em quinto. Pierre Gasly marcou os primeiros pontos da Alpine na temporada, em sétimo, seguido pelo compatriota francês Esteban Ocon em oitavo. Yuki Tsunoda ficou em nono lugar pela Red Bull, com Ollie Bearman aumentando a pontuação da Haas em décimo.
Desempenho brasileiro
Estreante na Fórmula 1, o paulista Gabriel Bortoleto superou o companheiro de equipe, Nico Hulkenberg, nas primeiras voltas do Grande Prêmio do Bahrein. No entanto, o alemão conseguiu retomar a posição e passou o restante da prova a frente do brasileiro. Bortoleto finalizou a prova em 19°, último posto entre os pilotos que finalizaram a corrida – Carlos Sainz abandonou após ter a lateral do carro danificada em acidente com o japonês Yuki Tsunoda.
Porém, com a penalização de Liam Lawson em 15 segundos por ter sido considerado culpado em dois acidentes, o brasileiro subiu para o 18° lugar.Em quatro etapas disputadas em 2025, Bortoleto ainda não conseguiu pontuar. Na estreia, GP da Austrália, ele abandonou, na China foi o 14° e no Japão o 19°.
Campeonato
Com os 25 pontos da vitória, Oscar Piastri saltou na classificação do campeonato de pilotos e assumiu a vice-liderança da competição. Ele possui, agora, 74 pontos, três a menos que o companheiro de equipe. Lando Norris se mantém em primeiro por ultrapassar Leclerc e somar 15 pontos no Bahrein.
Russell permanece atrás de Verstappen tendo 63 pontos contra 69 do neerlandês. Pierre Gasly conquistou seus primeiros pontos na temporada, seis, assim como Tsunoda conquistou seus dois pontos com a Red Bull Racing (RBR).
Na competição entre os construtores, a McLaren segue como líder. A Payaya tem 58 pontos de vantagem para a Mercedes, totalizando 151 pontos contra 93 das Flechas Prateadas. A RBR vem na sequência com 71 pontos, enquanto a Ferrari tem 57.