Esporte
Haas terá primeira engenheira de corrida na história da Fórmula 1
Laura Mueller exerceu cargo de engenheira de desempenho na última temporada
Publicado em
Laura Mueller exerceu cargo de engenheira de desempenho na última temporada
Por
Luiza Salvador
A Haas promoveu Laura Mueller para a função de engenheira de corrida de Esteban Ocon. Ela se torna a primeira mulher a exercer tal posto na história da Fórmula 1. Durante a última temporada, Mueller atuou como engenheira de desempenho.
O chefe da Haas, Ayao Komatsu, disse que Mueller, que se juntou à Haas em 2022, é a pessoa certa para trabalhar com Ocon, que veio da Alpine. “Ela é uma personagem bem determinada e muito esforçada. Sua ética de trabalho é muito, muito boa”, elogiou.
“Ela cava fundo, e não para na primeira resposta. Algumas pessoas, quando encontram a primeira, param ali. Elas pensam, ‘Oh, ótimo, encontrei a solução, siga em frente’”, destacou Komatsu. Segundo ele, a engenheira tem uma visão ampla, o que favorece a equipe na busca por aperfeiçoar o desempenho do carro.
Sobre a escolha de uma mulher para ocupar o cargo de engenheira de corrida, Komatsu alegou que o fato de Laura ser mulher não foi um fator determinante para escolhê-la.
“Não nos importamos com nacionalidade, gênero, realmente não importa. O que importa é o trabalho. Como você pode se encaixar na equipe, como você pode maximizar o desempenho”, disse ele ao afirmar ter sido a escolha certa para a Haas.
Engenheiro de corrida é uma das funções mais importantes no automobilismo. É o principal elo entre piloto e equipe, tanto na pista, por meio de comunicações de rádio, quanto fora dela, em busca de desempenho.