Esporte
Morre Léo Batista, a icônica voz do esporte brasileiro
O apresentador, dono da voz marcante da televisão brasileira, foi vencido por um câncer de pâncreas aos 92 anos
Quem gosta de acompanhar esportes pela TV, jamais vai esquecer a voz marcante de Léo Batista. O jornalista, apresentador e narrador esportivo morreu neste domingo, aos 92 anos, na condição indiscutível de nome histórico da comunicação do país. Ele estava internado há 13 dias e foi derrotado por um tumor no pâncreas.
Léo Batista nasceu em 1932, em Cordeirópolis (SP), e participou de momentos inesquecíveis da sociedade brasileira ao longo de quase 80 anos de carreira. Foi o primeiro jornalista a informar o suicídio de Getúlio Vargas, em 1954, na Rádio Globo. Quarenta anos depois, na TV Globo, anunciou a morte de Ayrton Senna horas após o acidente em Ímola, na Itália.
Em mais de 50 anos de trajetória na TV Globo, Léo Batista se tornou sinônimo de esporte. Cobriu Copas do Mundo, Olimpíadas, corridas de Fórmula 1, apresentou os principais programas do canal e fez parceria até com uma zebrinha, ao anunciar os resultados da loteria esportiva nos velhos tempos do Fantástico.
Léo Batista tinha ‘contrato vitalício’ e era funcionário mais antigo da Globo. Ele dedicou mais de 76 anos de sua vida à comunicação, sendo 53 deles à TV Globo, onde se consagrou especialista em esportes. Apaixonado por futebol e torcedor fanático do Botafogo, o jornalista virou um personagem histórico na TV aberta.