O jovem paratleta João Mattos Marques Cunha, de 17 anos, alcançou um feito histórico neste domingo ao conquistar a medalha de prata no Campeonato Mundial de Atletismo Paralímpico, realizado na Índia. Natural de Balneário Camboriú, ele competiu na prova dos 400 metros da categoria petra (frame running), classe T72, em que os atletas utilizam um triciclo adaptado para garantir estabilidade.
João cruzou a linha de chegada em 1min07s23, ficando atrás apenas do italiano Carlo Calgani, campeão da prova. Essa foi sua estreia em um Mundial. “Estrear no Campeonato Mundial e ficar em segundo lugar foi muito bom, e eu ainda vou melhorar minha performance para os 100m. Essa é uma sensação que eu nunca vou esquecer”, afirmou o atleta.
O catarinense volta à pista nesta terça-feira, para disputar a semifinal dos 100m, com a final marcada para quarta-feira.
Significado além do pódio
João foi acompanhado pelo técnico Caike Jacob Rovigo, também de Balneário Camboriú. Para ele, a conquista simboliza a força da inclusão no esporte.
“A medalha do João representa todo um grupo que muitas vezes é esquecido, marginalizado, menosprezado. Quando a gente traz essas potências para um campeonato como esse, que envolve os melhores atletas do mundo, e sai daqui com uma medalha representando nosso município, nossos atletas, a pessoa com deficiência e o Brasil, isso tem um grande significado”, destacou.
A conquista coloca Balneário Camboriú e Santa Catarina em destaque no cenário mundial do paradesporto, reforçando o protagonismo de jovens talentos no esporte paralímpico.
FIQUE BEM INFORMADO:
📲 Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe: https://www.whatsapp.com/channel/0029Vb69tlYHVvTYG1jjUH1k