Esporte
Paratleta de BC vence campeonato mundial de surf adaptado
Figue Diel conquistou o tricampeonato no mundial de surf adaptado na Califórnia e Vera Quaresma é vice-campeã
Os surfistas Elias Figue Diel e Vera Quaresma conquistaram os títulos de tricampeão e vice-campeã, respectivamente, no 9º Campeonato Mundial de Para Surfing da ISA, que terminou no último sábado (9), em Huntington Beach, na Califórnia (EUA). Além de Figue e Vera, o brasileiro Luciano Silveira conquistou ouro na categoria Stand 3 Masculino. Com estes resultados, o Brasil ficou em quinto lugar na classificação geral, atrás da França, Estados Unidos, Austrália e Espanha.
Este foi o oitavo Mundial que Figue disputou, sempre chegando ao pódio, mas em 2021 conquistou o primeiro título Mundial e repetiu o feito em 2022, tornando-se bicampeão. No ano passado, Figue era favorito na competição (categoria Cegos PS VI1). Ele liderou todas as baterias, mas foi punido por cometer interferência ao entrar em uma onda quando seu adversário tinha prioridade.
Já Vera Quaresma conquistou pela segunda vez o título de vice-campeã mundial na categoria Kneel/Upright e o Brasil levou ao pódio ainda Davi Teixeira, medalha de prata (categoria Prone 2) e Cleuson de Araujo Soares, medalha de bronze (Prone 1).
Aos 16 anos, Figue sofreu um acidente de trânsito e perdeu a visão. Parou de praticar o surf, mas 17 anos depois, retornou ao esporte e desde então, não parou mais de frequentar pódios nas competições do parasurfe. Ele hoje é o 8º do mundo na sua categoria.