Esporte
Seleção brasileira feminina de basquete disputará o pré-mundial em Ruanda
O pré-mundial será realizado a partir do dia 19 de agosto
Por
Vitor Wolff
A Seleção Brasileira feminina está pronta para o Qualificatório Pré-Mundial, que ocorrerá de 19 a 25 de agosto em Ruanda, na África. Após duas semanas de treinos intensos, a técnica Bruna Rodrigues definiu as 12 atletas que disputarão o título que garante uma vaga no Pré-Mundial. A equipe estreia no dia 19 contra as Filipinas, com transmissão ao vivo pelo YouTube da FIBA às 9h.
Sassá, inicialmente convocada entre as 17 atletas, não pôde se apresentar devido a um diagnóstico de Covid-19 e deve integrar o time no Sul-Americano, posteriormente. Vitória Marcelino foi liberada por questões pessoais, e as jovens Alexia Dagba, Letícia Gomes e Glenda também foram dispensadas antes da viagem, que ocorreu na noite de 15 de agosto.
O novo torneio da FIBA contará com 16 seleções competindo pelo título, que assegura uma vaga no qualificatório para o Mundial de 2026, na Alemanha. O Brasil está no grupo com Hungria, Filipinas e Senegal. Nas semifinais, cruzará com equipes do grupo que inclui Ruanda, Argentina, Líbano e Reino Unido. Apenas o campeão se classificará diretamente, mas as equipes terão outra chance de qualificação através das copas continentais de 2025.
Os Pré-Mundiais de Basquete Feminino da FIBA em 2026 incluirão 24 equipes, sendo os vencedores dos torneios de pré-qualificação de Ruanda e México, além de 22 equipes classificadas pelas Copas Continentais Femininas de 2025. No total, 16 nações, incluindo a Alemanha, anfitriã, disputarão a Copa do Mundo de Basquete Feminino da FIBA em um formato expandido que aumenta a inclusão e competitividade no cenário global do basquete feminino.