O snowboarder australiano Cameron Bolton, de 35 anos, está fora da disputa do snowboard cross nas Olimpíadas de Inverno após sofrer duas fraturas no pescoço durante um treino. A queda aconteceu na segunda-feira, na pista de Livigno, mas o diagnóstico foi confirmado apenas no dia seguinte, após o atleta relatar dores intensas na região cervical.
Promessa de medalha para a Austrália e em sua quarta participação olímpica, Bolton acordou na terça-feira com dores “cada vez piores” no pescoço. Diante da gravidade do quadro, a comissão australiana determinou a realização de exames, que identificaram as fraturas. O atleta foi transportado de helicóptero da montanha até um hospital para atendimento especializado.
Queda às vésperas da prova
Bolton treinava para a prova classificatória do snowboard cross, marcada para quinta-feira. Com a confirmação da lesão, ele foi substituído pelo estreante James Johnstone na equipe australiana.
Apesar da gravidade, a chefe de missão da delegação australiana, Alisa Camplin, informou que o atleta estava de bom humor e recebendo os cuidados adequados.
“Cam queria que os companheiros de equipe entendessem o que estava acontecendo e que ele estava bem, se recuperando bem e recebendo os melhores cuidados”, afirmou.
Segundo ela, lesões fazem parte do contexto dos esportes de inverno, que envolvem alto risco. “Meu coração se parte por eles porque sei o quanto de trabalho é necessário para realizar um sonho olímpico”, declarou.
Histórico e desempenho olímpico
Cameron Bolton foi o australiano mais bem colocado no snowboard cross masculino nos Jogos de Pequim 2022, terminando na 13ª posição. A edição atual marcaria sua despedida das Olimpíadas.
Com o afastamento de Bolton, esta é a quarta lesão registrada na equipe australiana durante a competição.
Entre os casos:
- Laura Peel, favorita à medalha no esqui, lesionou o joelho em treinamento;
- Daisy Thomas, também esquiadora, sofreu lesão no joelho após queda;
- Misaki Vaughan, snowboarder, teve uma concussão após bater a cabeça durante treino.
As Olimpíadas de Inverno seguem em Livigno, na Itália, reunindo atletas de diversas modalidades de neve.
FIQUE BEM INFORMADO:
Fique por dentro do que acontece em Santa Catarina!
Entre agora no nosso canal no WhatsApp e receba as principais notícias direto no seu celular.
👉 Clique aqui e acompanhe: