Esporte
Surfe de Palhoça faz estreia nesta sexta-feira nos Jogos Abertos de SC
A etapa do surfe inicia nesta sexta-feira na Praia do Matadeiro, em Florianópolis
A Guarda do Embaú, reconhecida como uma das melhores praias de surfe do Brasil e com o título de Reserva Mundial de Surf, será representada na estreia do surfe nos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc), que começam nesta sexta-feira (8), na praia do Matadeiro, em Florianópolis. A participação de Palhoça nesta competição histórica marca o crescimento do surfe local, que vem sendo impulsionado pela Fundação Municipal de Esporte e Cultura (FMEC), responsável por garantir vagas em outras oito modalidades na etapa estadual da 63ª edição dos Jasc, que ocorrerá em Concórdia a partir do dia 12.
Além do surfe, Palhoça competirá no xadrez, taekwondo, boxe, jiu-jitsu, vôlei feminino, caratê, ginástica artística e vôlei de praia. A equipe de surfe de Palhoça, composta por surfistas locais, será liderada por Luiz Henrique da Silva (Kiko), um nome experiente da modalidade. Os integrantes da equipe masculina são: Higor Broering Speck, Lucas Jose Cardoso, Wayan Hinckel Santos e Swell Henrique da Silva. No feminino, as representantes são Angela Carolina Fortes e Maria Amélia Autuori.
A equipe tem uma conexão familiar interessante: Wayan é irmão de Tainá Hinckel, surfista olímpica da Guarda do Embaú que competirá nos Jogos Olímpicos de Paris 2024. Swell, filho do treinador, é uma das promessas do surfe local. A expectativa é alta, e o time está confiante de que fará uma boa participação, reforçando o crescimento do surfe na cidade e seu impacto nas competições esportivas estaduais.