Esporte
Vaguinho planeja construir autódromo em Criciúma
Projeto de campanha ainda não tem detalhes divulgados, veja o que se sabe até o momento
Durante campanha eleitoral em 2024, o atual prefeito de Criciúma, Vagner Espíndola, o Vaguinho, levantou a ideia de construir um autódromo no município. Uma vez eleito, ele elabora com a equipe da prefeitura o projeto com mais detalhes, ainda sem muitas informações, mas com referências em mente.
De acordo com Vaguinho, o autódromo será construído pensando no impacto que pode trazer ao munícipio, a exemplo do Skate Total Urbe (STU). O campeonato nacional de skate possui uma etapa em Criciúma e reúne, segundo o prefeito, mais de cinco mil pessoas, que consomem a cidade por até dez dias.
“O autódromo vem nessa pegada e traz um público com alto poder aquisitivo. Temos exemplos de cidades, como a Viamão (RS) que tem o circuito de Tarumã”, disse. Ele explicou que durante o período em que os eventos de corrida acontecem, toda a rede que abastece esse mercado tem um “upgrade”. “Hotéis, restaurantes, tudo lota”, completou.
Sobre o projeto
O prefeito comunicou, em entrevista ao portal SCTodoDia, que o secretário de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Serviços do município, Tiago Rocha Fabris, está a cargo do tema. Ele afirmou que Tiago já teve conversas com diversas pessoas para encontrar o local ideal para a construção do circuito. ”Temos dois ou três terrenos. Estamos tratando isso de forma muito singela, sem divulgar tanto para não aumentar a especulação imobiliária”, explicou Vaguinho.
Questionado sobre o início dos trabalhos, o prefeito assegurou que entre março e maio o local do autódromo já estará definido. A partir daí, começarão as outras etapas. Sobre o circuito, Vaguinho disse que o munícipio tem o Autódromo Internacional de Chapecó como referência, mas que nada foi definido ainda.
Ele também revelou que pretende conversar sobre o assunto com o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, para avaliar uma possível contribuição do governo estadual no projeto. “É um pedido que também irei fazer ao governador, para ele também deixar a marca do governo do Estado aqui em Criciúma”, finalizou.