Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Atleta haitiano disputa Joguinhos Abertos de SC

Futebol

Futebol

Atleta haitiano disputa Joguinhos Abertos de SC

Foto: Divulgação / Fesporte

Atleta haitiano disputa Joguinhos Abertos de SC

O atleta está realizando seu sonho de carreira no futebol brasileiro

Publicidade

Entre as várias histórias que marcam os Joguinhos Abertos de Santa Catarina, destaca-se a do atleta haitiano Fetson, que está realizando seu sonho de carreira no futebol no Brasil. A primeira fase da competição de futebol de campo ocorreu na manhã deste sábado (20) no Estádio Salézio Kindermann, em Caçador (SC).

Fetson, que se mudou para o Brasil com sua família aos dez anos de idade, hoje joga pelo Joinville Esporte Clube. O meio-campista, aprovado nos testes do clube, está competindo na categoria juvenil e representa a cidade em sua jornada nos Joguinhos.

“Eu me mudei para o Brasil com a minha família quando tinha apenas dez anos de idade e desde então já estou há seis anos aqui porque o futebol brasileiro é referência no mundo e aprendo muito. Claro que para um estrangeiro que vem de um país como o Haiti, o impacto cultural nesta mudança é enorme, mas consegui me adaptar o mais rápido possível e isso graças ao futebol”, conta Fetson.

Além de sua adaptação impressionante, Fetson se destaca por falar cinco idiomas: francês, português, espanhol, crioulo haitiano e inglês. Essa habilidade multifacetada é altamente admirada por seus colegas e pela comissão técnica.

“Eu aprendi o português muito rápido, o que foi fundamental para minha adaptação ao Brasil. Hoje, tenho a facilidade de falar cinco idiomas, o que é muito importante em um mundo globalizado. O impacto da mudança do Haiti para o Brasil foi grande, mas acredito que é com esse aprendizado dentro e fora de campo que vou vencer e realizar o sonho de ser um jogador profissional”, conclui.

Na estreia de sua equipe contra Luzerna, Fetson entrou no segundo tempo e ajudou a garantir um empate. O jogo faz parte da primeira fase dos Joguinhos Abertos de Santa Catarina.

Continue lendo
Topo