Connect with us
SCTODODIA

SCTODODIA

Base do Grêmio busca grandes talentos em avaliações por SC

Futebol
Base do Grêmio busca grandes talentos em avaliações pela região
Foto: Reprodução

Futebol

Base do Grêmio busca grandes talentos em avaliações por SC

Serão 10 dias de observações; jovens de várias cidades fazem parte do processo.

Publicidade

Ao longo de 10 dias, o staff da base do Grêmio estará pelas cidades da região da Amurel promovendo avaliações em busca de jovens talentos. As peneiras iniciaram na segunda-feira (5) e seguem até a próxima terça-feira (13).

Os atletas são de cidades diversas e ficaram alojados na Pensão Moinho em Pescaria Brava, tendo a sua disposição um ônibus para serem transportados da pensão para campo de treino. Os campos usados são o Bandeirantes em Capivari de Baixo, Água Verde, Botafogo de Santiago e Juventude, todos de Pescaria Brava.

O Coordenador Geral dos Núcleos de Captação do Grêmio, Paulo Araújo, confirmou que a equipe é composta por um avaliador, um analista de mercado, um coordenador e um observador técnico. “A estrutura que veio para cá é a mesma que temos em Eldorado (RS), onde fazemos o processo de avaliação”, explicou. No referido município gaúcho, está localizado a sede do Centro de Treinamentos do Grêmio.

Em função da tragédia que aconteceu no RS, a estratégia para manter a busca por novos talentos trazer toda a estrutura de lá para efetuar as avaliações em Tubarão e região. “Essa é uma região que tem muito potencial. É uma honra trazer tudo que acontece lá para cá. Daqui, poderemos ter atletas aprovados”, disse Araújo.

Como funciona?

O coordenador também deu detalhes sobre as seletivas. Já existe uma relação de posições mais carentes dentro da base, e isso direciona os olhares dos avaliadores, mas nada impede que outro jogador que demonstre talento e capacidade possa ser contratado, mesmo que de uma posição não precária no momento do clube. Outro fator que Paulo Araújo explica, é a importância do processo ser feito ao longo de 10 dias: “O menino sabe que o Grêmio vai estar na cidade, ele fica nervoso, não dorme direito. Ele não vai demonstrar todo seu potencial na primeira vez. Em 10 dias, ele tem tempo para mostrar o futebol dele”, relatou.

Araújo ainda disse ser contra o termo popular “peneirão”, e explicou mais sobre o processo. “Não adianta colocar um atacante que é fera em um time ruim. Ele não vai se destacar. Da mesma forma que não adianta colocar um goleiro muito bom, em um time que só ataca, ele não será exigido”, completou o coordenador sobre porque as avaliações consistirem em várias etapas em dias diferentes.

A importância do Núcleo do Grêmio em Tubarão

O coordenador do Núcleo de Captação do Grêmio em Santa Catarina, Laurence Silvestre, falou sobre a importância das atividades que são realizadas pelo clube gaúcho em Tubarão. “A importância do staff do Grêmio aqui na região é mostrar a seriedade do projeto. Geralmente os avaliadores ficam um ou dois dias. Então 10 dias de testes mostra a importância do Núcleo para o clube lá em Porto Alegre (RS)”, disse o profissional.

O núcleo de iniciação acontece em Tubarão, Capivari de Baixo e Laguna, além de outras duas estruturas em Criciúma e um núcleo de rendimento, também na Cidade Azul. “Desde a iniciação até o rendimento, temos entre 450 e 500 alunos”, falou o coordenador sobre os atletas no Sul de SC.

Continue lendo
Topo