Siga nas redes
SCTODODIA

SCTODODIA

Brasil encara Paraguai na Copa América Feminina

Futebol
54670627889 E6b004bce1 K
Foto: Divulgação/Lívia Villas Boas / CBF

Futebol

Brasil encara Paraguai na Copa América Feminina

Brasileiras miram vitória para garantir classificação na próxima fase da competição continental

O Brasil entra em campo na noite desta terça-feira (22) em busca da classificação antecipada para as semifinais da Copa América Feminina. A partida contra o Paraguai é válida pela quarta rodada da fase de grupos da competição e será às 21h (de Brasília) no Estádio Gonzalo Pozo Ripalda, em Quito, no Equador. O Brasil é líder do Grupo B e nunca deixou de jogar uma semifinal de Copa América.

O adversário foi bem estudado pelo técnico Arthur Elias. Comandada por Fabio Fukumoto, o Paraguai venceu a Bolívia por 4 a 0 na estreia, mas foi goleado por 4 a 1 pela Colômbia no compromisso seguinte. Embora o Brasil leve a melhor no histórico e nunca tenha perdido para o Paraguai na Copa América, com cinco confrontos e cinco vitórias, Elias ressalta os perigos das adversárias e a atenção redobrada com os contra-ataques e a bola parada, principais características das paraguaias.

“O futebol paraguaio é forte, um jogo com linhas compactas, bastante agressivo na defesa, bastante eficiente, que sai muito forte em contra-ataques, com duelos e jogo de primeira e segunda bola”, analisou.

O técnico brasileiro conta como aproveitou os dias pela folga na rodada no grupo B, para recuperar as jogadoras e preparar o Brasil para a partida. “O que eu fiz nesse período foi colocar um número suficiente de jogadoras e tentar conectá-las melhor nesses últimos treinos para que a gente crie mais jogadas, variações de jogadas com oportunidades de gol contra uma defesa fechada, que usa uma linha de cinco normalmente. Se você não tiver a quantidade de jogadoras e o entendimento necessário das variações de jogadas, fica difícil entrar numa defesa assim. Mas obviamente o jogo vai mudando e a gente vai criando oportunidades de outras maneiras”, revelou.

O Brasil não sofre gols há 10 partidas na Copa América Feminina. O último foi em 2018, na vitória por 3 a 1 sobre o Chile. Por isso, o outro desafio será o de segurar a artilheira da competição, a paraguaia Claudia Martinez, de apenas 17 anos, mas que já soma quatro gols.

“É uma jogadora que tem bastante talento, oportunista, disputa muitos duelos e tem as suas qualidades. A gente fica feliz quando aparecem essas jogadoras que são jovens e já conseguem fazer diferença em uma competição como a Copa América. Mas, confio mais nas minhas, sei que elas estão muito bem preparadas”, disse. A Seleção tem Kerolin, com três gols, na cola de Martinez na briga pela artilharia.

Para essa partida, Arthur Elias afirma que a concentração é um fator essencial. “Os jogos vão ficando cada vez mais difíceis, até pelo caráter emocional. O que muda é a motivação. Agora é a hora que a gente briga pelo que veio fazer aqui. Primeiro a classificação, depois, obviamente, jogo a jogo pra chegar no nosso objetivo final, que é vencer a competição”, concluiu.

O jogo entre Brasil e Paraguai terá transmissão do canal por assinatura SporTV e TV Brasil, na TV aberta ou internet.

QUER SUGERIR UMA NOTICIA
Continue lendo
Topo