Futebol
Criciúma iguala quantidade de derrotas da temporada passada
Contra o Red Bull Bragantino na quarta-feira, o Tigre tenta reverter essa série e retomar o caminho das vitórias
A derrota para o Grêmio no último domingo (25), pelo Campeonato Brasileiro, foi a 14ª do Criciúma em 2024. No ano em que regressa a elite do futebol nacional, o time treinado por Cláudio Tencati já tem igualada a quantidade de reveses da temporada anterior, mas com 13 jogos a menos. Na quarta-feira (29), diante do Red Bull Bragantino, em jogo atrasado da 19ª rodada, o Tigre trabalha para reverter essa marca e evitar que o número de resultados negativos seja ultrapassado.
Somente nesta temporada, o Criciúma foi derrotado por Marcílio Dias, Brusque, Barra (todos pelo Campeonato Catarinense), Bahia (duas vezes pela Copa do Brasil), Palmeiras, Cuiabá, Athletico Paranaense, São Paulo, Vitória, Corinthians, Flamengo, Fortaleza e, por último, o Grêmio. Já em 2023, passaram pelo Tigre: Marcílio Dias, Hercílio Luz, Ceará (duas vezes), Mirassol, Juventude (duas vezes), Botafogo (SP), Novorizontino (duas vezes), Avaí, Ituano, Atlético (GO) e Chapecoense.
“Precisamos pontuar e vencer é importante, em casa mais ainda, até porque esperamos um segundo turno forte em casa. Então, isso nos deu um baque. Agora é retomar de novo, se reorganizar, se reconcentrar naquilo que temos que fazer”, afirmou o técnico Cláudio Tencati, após a derrota para o Grêmio.
Com 25 pontos e sem vencer há três jogos, o Criciúma ocupa a 15ª colocação do Campeonato Brasileiro. São três pontos de distância para o Vitória, primeiro time dentro da zona de rebaixamento. A diferença entre os dois está na quantidade de jogos. Enquanto o Leão está com a agenda completa, o Tigre ainda possui dois por fazer – um deles o próximo, contra o Bragantino.
2023 vs 2024
Até aqui, na temporada 2024, o Criciúma soma 18 vitórias em 44 jogos. A lista é concluída com outros 12 empates, além das 14 derrotas. No ano passado, neste mesmo estágio da temporada, o Tigre tinha disputado as mesmas 44 partidas por Catarinense, Copa do Brasil e Série B e vencido 21 delas. Foram ainda outros 14 empates e nove derrotas.
As dificuldades impostas pela subida de nível, refletidas no aproveitamento da equipe, fazem com que Tencati tente afastar uma pressão exagerada do elenco. “Quando você traz a pressão desproporcional, tem que ganhar. Todos nós sabemos que temos que ganhar, agora o mais importante é como ganhar, o que eu tenho que fazer para ganhar, e é isso que eu quero pontuar para os jogadores. Para vencer, precisamos estar dentro daquilo de característica melhor que temos”, complementou o treinador.
A partida entre Criciúma x Red Bull Bragantino terá transmissão ao vivo da Rádio Cidade em Dia. A cobertura tem início às 17h30, em FM 89,1 e 93,5, além das plataformas digitais da emissora. Mário Lima narra o jogo a partir das 19h30.