Criciúma
Ex-Tigre, Léo Costa conquista novo acesso na carreira, o quarto desde 2021
Volante de 28 anos subiu para a terceira divisão nacional com a camisa do Maringá
Léo Costa pode se considerar um jogador de futebol privilegiado e com resultados expressivos na carreira. Após três acessos pelo Criciúma, dois nacionais e um estadual, o volante conquistou, no último domingo (1), a quarta promoção, desta vez pelo Maringá. Ao empatar por 1 a 1 com a Inter de Limeira (SP), o clube paranaense subiu da Série D para a C do Campeonato Brasileiro.
Com o acesso pelo Dogão, Léo completou a “escada” de acessos do Brasileirão. Pelo Criciúma, já havia subido da Série C para a B em 2021 e depois para a elite em 2023. A conta de promoções é engordada ainda com o acesso para a primeira divisão catarinense em 2022, também pelo Tigre, clube que defendeu por 76 partidas e ainda foi campeão catarinense em 2023.
“Eu assisto todos os jogos, como um torcedor mesmo. Deixei claro isso durante a minha passagem. É de coração, foi o clube que eu mais amei e mais me identifiquei. Minha família e eu somos apaixonados pelo Criciúma. Contagiamos até o pessoal da minha cidade, em Cruzeiro (SP). Você anda na rua e vai ver várias camisas do Criciúma, porque eu gosto de presentear com a camisa do Tigre. É um clube que amei de coração e continuo amando”, declarou o atleta, em entrevista à Rádio Cidade em Dia.
Desde que deixou o Criciúma, no fim de 2023, Léo passou ainda pelo Boavista (RJ) antes de desembarcar no Paraná em abril deste ano. No Maringá, o atleta de 28 anos tem contrato até 2026 e espera, a exemplo do Tigre, acumular mais promoções. “O Maringá é um clube muito interessante, de uma mentalidade vencedora, de pessoas envolvidas que são empresários que entendem de futebol e de negócio. O nosso objetivo é levar o Maringá para a Série A do Campeonato Brasileiro. É claro que é muito difícil, mas o Maringá, pelo menos, tem que estar e se consolidar numa Série B de Campeonato Brasileiro, porque o clube merece isso e a cidade merece”, contou Léo.
Sequência da Série D
A campanha do Maringá rumo ao acesso foi irrepreensível. Venceu 15 dos 20 jogos e foi derrotado apenas duas vezes. Essa soberania foi vista no mata-mata, quando eliminou Novo Hamburgo (RS), Portuguesa (RJ) e Inter de Limeira sem perder uma partida sequer (cinco vitórias e um empate). Nos próximos dois fins de semana, disputa uma vaga na decisão contra o Anápolis (GO).
“Temos uma maneira peculiar de jogar, com uma marcação individual o campo todo, coisa que eu nunca tinha presenciado na minha vida. Foi um pouco difícil se adaptar no começo, mas depois que todo mundo compra a ideia, é uma maneira de vencer, é uma maneira de ser efetivo. Estamos fazendo uma campanha brilhante”, observou Léo. “Estamos na luta por esse título, que será tão importante também pra gente, porque o futebol só tem espaço pra jogador vencedor. Então, temos que buscar esse título”, completou.
Confira abaixo a íntegra da entrevista: