Criciúma
Fábio recorda gol da única vitória do Criciúma sobre o Palmeiras em SP: “Foi um momento único”
De falta, o ex-zagueiro, que hoje vive no Rio Grande do Sul, fez o gol da vitória sobre o estrelado Verdão de Felipão
Já se passaram quase três décadas, mas o gaúcho Fábio lembra com precisão o que aconteceu no dia 30 de agosto de 1997. Diante de um estrelado Palmeiras, que tinha nomes como Velloso, Amaral, Alex e Viola, o zagueiro surpreendeu o futuro vice-campeão brasileiro com um chute da intermediária do Parque Antarctica e, logo aos 3 minutos, marcou o gol da única vitória do Criciúma sobre o Verdão jogando como visitante. De lá para cá, o Tigre visitou a equipe paulista outras três vezes e perdeu todas.
O Seleção da Noite, programa noturno da Rádio Cidade em Dia, resgatou a história daquela partida ouvindo o próprio Fábio, que hoje tem 51 anos, é professor e reside em São Valério do Sul, no Rio Grande do Sul.
“Não tem como esquecer. Foi um momento único, que enfrentávamos uma grande equipe. Foi um lance de falta na intermediária, mas bem na intermediária mesmo”, recorda. “Eu acabei decidindo em cobrar a falta direto e fui muito feliz. Tendo pela frente um grande goleiro, que era o Velloso, eu peguei muito bem na bola e fui muito feliz. Foi um grande gol”, completou Fábio, que recordou a pressão que o Criciúma sofreu do time de Felipão até o fim do jogo para segurar o 1 a 0.
O Criciúma era treinado, à época, por Sérgio Cosme, que tinha no time o ainda chamado Paulo César, que mais tarde viria a ser chamado de Paulo Baier. Ele chegou ao clube um mês antes de Fábio, e era o lateral direito da formação que ainda tinha Jefferson no gol, Augusto e Biro completando a defesa, com Marcão, Daniel Frasson, Humberto, Adil, Alex e Flávio Guarujá fechando o meio e o ataque. Foi esse time que bateu o Palmeiras que só ficaria atrás do Vasco ao término da competição.
“Na verdade, esse gol, logo aos quatro minutos do primeiro tempo, pegou toda a equipe do Palmeiras de surpresa pela forma que eu bati na bola, pela forma que entrou, a violência que eu peguei na bola. A própria torcida ficou muito surpresa. Foi um balde de água fria. Tomamos um sufoco todo o primeiro tempo e no segundo também, porque a equipe do Palmeiras era muito qualificada. Mas soubemos levar até o final e se defender de todas as tentativas”, relembra.
Aquela vitória no antigo Parque Antarctica, estádio demolido em 2011, alçou o Criciúma para a 11ª colocação, com 15 pontos. Porém, ao término da temporada, uma sequência de cinco derrotas nas últimas rodadas fez com que o Tigre terminasse rebaixado para a segunda divisão.
Ficha técnica: Palmeiras 0x1 Criciúma
Campeonato Brasileiro – 30 de agosto de 1997
Palmeiras: Velloso; Rogério (Edmilson), Roque Júnior, Cléber e Júnior; Galeano, Amaral, Marquinhos (Euller) e Alex; Oséas e Viola – Técnico: Luiz Felipe Scolari
Criciúma: Jefferson; Paulo César, Fábio, Augusto e Biro; Marcão, Daniel Frasson e Humberto; Adil (Leandro Augusto), Alex (Marcelo Rocha) e Flávio Guarujá (Emerson Almeida)
Gol: Fábio, aos 3’/1º
Semelhanças entre 1997 e 2024
Agora, os dois times voltam a se enfrentar pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O confronto está marcado para domingo (15), às 16h, no Allianz Parque. Apesar dos quase 30 anos de diferença e das mudanças do formato de disputa do Brasileirão (em 1997, a elite tinha 26 clubes, que se enfrentavam em turno único antes do mata-mata com os oito melhores), Fábio vê semelhanças para o cenário atual, com um Palmeiras favorito, mas com um Criciúma tendo chances.
“Com certeza, dá pra fazer uma comparação com 1997, quando conseguimos essa vitória no Parque Antarctica. O Palmeiras é uma bela equipe, mas o Criciúma também tem uma boa equipe. Por mais que seja uma equipe qualificada o Palmeiras, tenho certeza absoluta que o Criciúma tem condições de chegar, fazer um bom jogo e trazer um resultado positivo. Isso depende muito dos jogadores, do envolvimento deles, da conversa no vestiário, do treinamento durante a semana. O futebol hoje está muito nivelado, todo mundo treina, todo mundo se cuida, o nível tá muito igual. Então pode ter certeza que eles têm condições de chegar no Allianz Parque e buscar um resultado positivo”, crava o zagueiro decisivo no confronto de 1997.
Transmissão
A Rádio Cidade em Dia transmite a partida entre Palmeiras x Criciúma, no próximo domingo, direto do Allianz Parque. A bola rola às 16h, mas a cobertura tem início às 14h. Dante Bragatto Neto narra o jogo, com comentários de Reginaldo Corrêa, reportagens de Marco Búrigo e plantão com Denis Luciano.